ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES MISTURAS DE SOLO-CIMENTO COM VISTAS À PRODUÇÃO DE TIJOLOS MACIÇOS
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v1i3.7125Resumo
Para que uma mistura de solo-cimento seja classificada como boa para fabricação de materiais de construções se faz necessário estudo prévio das principais características do solo, que deve ser verificado quanto à sua aptidão para possível aplicação. Neste sentido, apresentam-se como objetivos deste trabalho analisar diferentes teores de cimento a serem adicionados ao solo do Campus do Arenito – Universidade Estadual de Maringá, município de Cidade Gaúcha, com vistas à produção de tijolos maciços de solo-cimento. Realizou-se ensaio de compactação do solo, ensaio de compactação da mistura de solo com o cimento e água, teste de compressão em corpos de prova e em tijolos maciços, e, o teste de absorção de água. Os valores obtidos de umidade ótima do solo e da mistura solo-cimento, juntamente com a classificação granulométrica e os limites de consistência, permitiram classificar o solo, selecionar a quantidade de água e de cimento a ser adicionado no solo seco, sendo que os valores obtidos foram de 7% de cimento e 9% de água. Os corpos de prova cilíndricos apresentaram resistência à compressão simples com valor médio de 2,91 MPa. Os tijolos submetidos ao teste de compressão apresentaram valor médio de resistência de 1,02 MPa, valor este inferior ao mínimo recomendado pela NBR 8492 (1984). O ensaio de absorção de água teve valor médio de 15,39%, valor este abaixo do máximo exigido pela NBR 8491 (1984). Os parâmetros estudados obedeceram aos requisitos normativos, e, se equipararam a valores obtidos por outros autores, exceto o teste de resistência dos tijolos.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
VIEIRA NETO, J. G. ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES MISTURAS DE SOLO-CIMENTO COM VISTAS À PRODUÇÃO DE TIJOLOS MACIÇOS. Acta Iguazu, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 71–87, 2000. DOI: 10.48075/actaiguaz.v1i3.7125. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/7125. Acesso em: 19 abr. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS CIENTÍFICOS
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.