LEVANTAMENTO DE CARGA TÉRMICA EM APARTAMENTO RESIDENCIAL, NA CIDADE DE CASCAVEL, PARANÁ, PARA A IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE CONDICIONAMENTO DE AR
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v1i4.7732Resumo
: Num contexto atual, as pessoas estão cada vez mais exigentes quanto à qualidade de vida, buscando alternativas que proporcionem melhores condições de conforto. Quando o ambiente é confortável as pessoas produzem mais e tendem a permanecer por um período mais prolongado no local. E entre as condições de conforto, tem-se o conforto térmico que envolve a relação de temperatura no ambiente o qual se convive. Com base neste fato, a população está procurando inserir e consequentemente proporcionar o conforto térmico nos ambientes, porém toda essa relação envolve questões econômicas, já que as alternativas que suprem e atendem o conforto, consomem energia, gerando custo ao consumidor. A presente pesquisa se propõem, a realizar uma análise da potência necessária dos equipamentos de condicionamento de ar, para os ambientes de um apartamento residencial na cidade de Cascavel, Paraná. Realizando uma posterior comparação entre a potência dos equipamentos sugeridos pela construtora e o proposto por esta pesquisa. Através das características e definições construtivas, foram calculados os fluxos de calor para cada ambiente, definindo-se a potência necessária para suprir as piores situações de radiação solar. A partir desse levantamento, foi possível verificar que os equipamentos sugeridos pela construtora possuem uma capacidade acima do proposto pela pesquisa, ou seja, se utilizados as potências dos equipamentos recomendados pela pesquisa, o usuário conseguirá condições de conforto térmico aliado a economia.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
BEDIN, J.; NOGUEIRA, C. E. C.; JESUS, J. A. de. LEVANTAMENTO DE CARGA TÉRMICA EM APARTAMENTO RESIDENCIAL, NA CIDADE DE CASCAVEL, PARANÁ, PARA A IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE CONDICIONAMENTO DE AR. Acta Iguazu, [S. l.], v. 1, n. 4, p. 36–46, 2000. DOI: 10.48075/actaiguaz.v1i4.7732. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/7732. Acesso em: 19 abr. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS CIENTÍFICOS
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.