ANÁLISE E VIABILIDADE TÉCNICA DE IMPLANTAÇÃO DE AEROGERADORES EÓLICOS DE PEQUENO PORTE EM RESIDÊNCIAS.
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v1i4.7756Resumo
Considerando a frequente preocupação com a geração de energia e o impacto ambiental gerado, o aumento do consumo e a importância da renovação das fontes energéticas, é apresentado um estudo de viabilidade técnica, para geração de energia através de aerogeradores de pequeno porte. O intuito de se realizar esse trabalho e chegar a uma análise quantitativa de dados que nos forneça a segurança de que aerogeradores de pequeno porte podem ser uma saída para suprimir o consumo de energia elétrica de uma residência, o local escolhido para esse estudo foi o Campus da Faculdade Assis Gurgacz (FAG), onde já existem dados de ventos registrados, esses dados serão cruzados com as características do aerogerador existente no próprio campus, nos dando informações do potencial eólico existente na região e a quantidade de energia que será disponibilizada pelo aerogerador eólico. Os resultados encontrados nos forneceram dados e números satisfatórios para que possa ser instaladas turbinas de pequeno porte em domicílios, nos dando a real situação da região.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
PARIZOTTO, R. R.; CAMARGO NOGUEIRA, C. E.; CAMARGO NOGUEIRA, C. E.; CRUZ SIQUEIRA, J. A.; CRUZ SIQUEIRA, J. A.; PETRÓ, Éverton; PETRÓ, Éverton. ANÁLISE E VIABILIDADE TÉCNICA DE IMPLANTAÇÃO DE AEROGERADORES EÓLICOS DE PEQUENO PORTE EM RESIDÊNCIAS. Acta Iguazu, [S. l.], v. 1, n. 4, p. 55–64, 2000. DOI: 10.48075/actaiguaz.v1i4.7756. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/7756. Acesso em: 4 jan. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS CIENTÍFICOS
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.