EFEITO DO REGULADOR DE CRESCIMENTO TRINEXAPAC-ETHYL NA PRODUTIVIDADE DE TRIGO
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v2i1.7891Resumo
O objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito de trinexapac-ethyl em diferentes doses na altura de planta e na produtividade de trigo. O experimento foi conduzido no município de Toledo, PR, no ano de 2009. Os tratamentos utilizados foram doses de trinexapac-ethyl: 100, 200, 300, 400 e 500 mL ha-1 e testemunha, aplicadas entre o 1o e o 2o nó perceptível. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso, com quatro repetições. Foram avaliados a altura de plantas, o número de espigas/m2, o peso de mil grãos e a produtividade de grãos. Para a altura de planta todos os tratamentos com o regulador de crescimento reduziram a altura de planta. Para o número de espigas/m2, apenas as doses 300, 400 e 500 mL ha-1 de trinexapac-ethyl diferiram da testemunha. Para o peso de mil grãos não houve diferenças significativas entre as diferentes doses testadas. De acordo com os resultados para a variável produtividade de grãos, apenas as doses de 300 e 400 mL ha-1 diferiram da testemunha, com 3.277,6 e 3.276,1 Kg ha-1. Neste trabalho pode-se concluir que as doses de 300 e 400 mL ha-1 de trinexapac-ethyl reduziu a altura de planta, aumentando a produtividade de grãos de trigo.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
DE MARCO JUNIOR, J.; CORREA, D.; HIROCHI NAKAI, E. EFEITO DO REGULADOR DE CRESCIMENTO TRINEXAPAC-ETHYL NA PRODUTIVIDADE DE TRIGO. Acta Iguazu, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 14–19, 2000. DOI: 10.48075/actaiguaz.v2i1.7891. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/7891. Acesso em: 17 abr. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS CIENTÍFICOS
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.