EFEITO DA ADUBAÇÃO NITROGENADA NA CULTURA DA ACELGA (BETA VULGARIS L. VAR. CICLA)
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v2i1.8214Resumo
A acelga configura-se como uma importante hortaliça folhosa na alimentação do brasileiro. Na sua composição pode se encontrar vitaminas A e C, sais minerais como cálcio e ferro, além de fibras. Tendo em vista a importância da adubação neste cultivo, o presente trabalho tem por objetivo avaliar o efeito da adubação foliar nitrogenada em plantas de acelga. O experimento foi conduzido em ambiente protegido, no campo experimental da Fazenda Escola da Faculdade Assis Gurgacz. O delineamento foi inteiramente casualizado divididos em tratamento: (T1) Sem adubação; (T2) com adubação nitrogenada (Sulfammo) em dose usualmente recomendada; (T3) dose acima da recomendada. As aplicações de fertilizantes foram realizadas em duas etapas, aos 15 e 25 dias após o transplantio. Aos 45 dias foram avaliadas as seguintes variáveis: diâmetro da planta (DP), altura da planta (AP), número de folhas (NF), comprimento das folhas (CF), massa fresca (MF), e massa seca (MS). De acordo com os resultados obtidos pode-se concluir que houve efeito da adubação nitrogenada na forma de fertilizante foliar na produção de acelga. As doses superiores ao recomendado pelo fabricante reduziu a produção de acelga em relação a dose recomendada.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
DA SILVA, M. F.; FERREIRA SANTOS, R.; DA SILVEIRA, L.; TOMASSONI, F.; CARPINSKI, M.; RUFFATO, J. E. EFEITO DA ADUBAÇÃO NITROGENADA NA CULTURA DA ACELGA (BETA VULGARIS L. VAR. CICLA). Acta Iguazu, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 61–65, 2000. DOI: 10.48075/actaiguaz.v2i1.8214. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/8214. Acesso em: 17 abr. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS CIENTÍFICOS
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.