ALTERAÇÕES NO METABOLISMO DE NITROGÊNIO E NODULAÇÃO EM GALACTIA LATISILIQUA DESV. NA PRESENÇA DE DIFERENTES FONTES DE NITROGÊNIO
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v2i1.8280Resumo
Galactia latisiliqua Desv. (sinônimo Galactia velutina Benth.) trata-se de uma leguminosa herbácea, de ocorrência como invasora, apresentando ampla distribuição geográfica ocorrendo na Argentina, Brasil, Uruguai, Colômbia, Guiana e Paraguai, não havendo na literatura quaisquer informações sobre o comportamento fisiológico e de fixação biológica em resposta a fontes de nitrogênio. Sendo assim, o presente estudo visa aportar informações diagnósticas sobre o comportamento da espécie quanto a manutenção do ‘status’ de fixação biológica de nitrogênio e alterações no metabolismo em função da disponibilidade ou ausência de nitrogênio no meio. Observamos que a presença de diferentes fontes de nitrogênio (amônio, ureia e nitrato) altera a translocação de aminoácidos e ureideos em Galactia latisiliqua, mas não inibe a nodulação e fixação de nitrogênio completamente. Isto é um fator indicativo de possível tolerância da espécie a presença de nitrogênio no meio, tornando-a uma espécie em potencial para estudo dos fatores que levam algumas leguminosas a abandonarem a fixação de nitrogênio na presença de nitrato e amônio, por exemplo, ao passo que outras se mantém com nódulos funcionais nas mesmas condições.Publicado
01-01-2000
Como Citar
SANTOS CAMARGOS, L.; RODRIGUES, K. S.; FERREIRA AGUIAR, L. ALTERAÇÕES NO METABOLISMO DE NITROGÊNIO E NODULAÇÃO EM GALACTIA LATISILIQUA DESV. NA PRESENÇA DE DIFERENTES FONTES DE NITROGÊNIO. Acta Iguazu, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 72–81, 2000. DOI: 10.48075/actaiguaz.v2i1.8280. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/8280. Acesso em: 17 abr. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS CIENTÍFICOS
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.