ANÁLISE DA CAPACIDADE DE ALTERAÇÃO NA MATRIZ ENERGÉTICA A PARTIR DA AGROINDÚSTRIA BRASILEIRA BASEADA EM DADOS DO BALANÇO ENERGÉTICO NACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v2i2.8330Resumo
As alterações nas formas de produção e consumo inseridos na sociedade como um todo, faz com que aumente a grande demanda energética em virtude de satisfazer as necessidades humanas. Desta maneira, muito se fala de fontes de energia e também eficiência energética. Analisando o setor agrícola, mudanças passaram a ocorrer a partir dos anos 60, onde novas tecnologias ingressaram no processo de produção. Acredita-se que uma das principais mudanças tenha sido a inserção de maquinário agrícola. Contudo, o aumento no consumo de combustíveis fósseis tornou-se uma preocupação mundial, considerando aspectos como disponibilidade e impactos socioeconômicos. O setor agropecuário está longe de ser o setor com maior consumo energético no Brasil. No entanto, por suas características geográficas apresenta solo com boa aptidão agrícola e torna-se fundamental para a produção de energia renovável, “energia limpa”, que seria essencial para alterar a matriz energética nacional. Os programas do governo de incentivo e fomento a agricultura familiar, produção de energia limpa, creditos de carbono surgem como uma possibilidade de elevar o padrão de vida da população agrícola, considerando possibilidade de crescimento social, econômico e também ganhos ambientais através das formas ambientalmente corretas de produção de energia. O presente trabalho foi uma análise de dados fornecidos pelo Balanço Energético Nacional abrangendo um período de 10 anos (2002 – 2011) e objetivou analisar dados de produção e consumo energético no Brasil, principalmente no setor agroindustrial.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
SANTOS, F. S.; MELEGARI DE SOUZA, S. N.; PEREIRA DIAS, P. ANÁLISE DA CAPACIDADE DE ALTERAÇÃO NA MATRIZ ENERGÉTICA A PARTIR DA AGROINDÚSTRIA BRASILEIRA BASEADA EM DADOS DO BALANÇO ENERGÉTICO NACIONAL. Acta Iguazu, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–13, 2000. DOI: 10.48075/actaiguaz.v2i2.8330. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/8330. Acesso em: 4 nov. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS CIENTÍFICOS
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.