GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE EUPHORBIA HETEROPHYLLA E BRACHIARIA PLATAGINEA A PROFUNDIDADES VARIADAS EM LATOSSOLO VERMELHO
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v2i2.8357Resumo
As plantas daninhas constituem-se num dos fatores que interferem com as culturas através da competição pelos componentes de produção como água, gás carbônico, espaço, luz e nutrientes. Em muitos casos, por serem mais eficientes e mais competitivas, reduzem a produtividade da cultura principal, aumentando o custo de produção e prejudicando as operações de colheita. Este trabalho objetivou determinar a capacidade germinativa de sementes de Euphorbia heterophylla e Brachiaria plantaginea a diferentes profundidades. As sementes de cada espécie foram postas a germinar em vasos, nas profundidades de 0, 3, 6, 9, 12 e 15 cm, totalizando 6 (seis) tratamentos com 4 (quatro) repetições cada na COODETEC - Cooperativa Central Agropecuária de Desenvolvimento Tecnológico e Econômico Ltda, Cascavel/PR. Os dados foram coletados a partir da emergência da primeira plântula para ambas as espécies estudadas. As profundidades entre 0 e 6 foram as mais produtivas e favoráveis para a emergência tanto de Euphorbia heterophylla quanto de Brachiaria plantaginea, sendo as menos favoráveis as profundidades 9 e 15 cm de acordo com análise de regressão polinomial com coeficiente de correlação R2=0,99. A profundidade de 15 cm foi a menos satisfatória segundo análises estatísticas aplicadas e a de 3 cm a mais satisfatória. Demonstrando que essas duas espécies daninhas conseguem emergir a partir de 15 cm em condições satisfatórias ambientais podendo prejudicar a cultura principal.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
SCHEREN, M. A.; PALAGI, C. A.; JURACH, J.; RICHART, A.; CONTIERO, R. L. GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE EUPHORBIA HETEROPHYLLA E BRACHIARIA PLATAGINEA A PROFUNDIDADES VARIADAS EM LATOSSOLO VERMELHO. Acta Iguazu, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 49–57, 2000. DOI: 10.48075/actaiguaz.v2i2.8357. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/8357. Acesso em: 19 abr. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS CIENTÍFICOS
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.