NABO FORRAGEIRO: DO CULTIVO A PRODUÇÃO DE BIODIESEL
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v2i2.8392Resumo
Apesar de grande parte da energia utilizada no mundo ser de origem não renovável, a busca crescente por outras fontes de energias, tem levado a pesquisas de produtos que possam ser utilizados com finalidade de produzir biocombustíveis. Neste cenário destaca-se o biodiesel produzido do nabo forrageiro (Raphanus sativus L.). O presente trabalho tem como objetivo apresentar de modo claro e conciso informações técnicas desta cultura, desde características botânicas e manejo, aplicabilidade do nabo forrageiro na rotação de culturas, além de fazer uma analise do potencial do emprego da cultura visando a produção de biodiesel. É importante ressaltar que informações técnicas sobre seu cultivo são escassas em todos seus aspectos, tanto econômicos, sociais, produtivos, quanto ambientais e energéticos.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
CREMONEZ, P. A.; FEIDEN, A.; CREMONEZ, F. E.; DE ROSSI, E.; ANTONELLI, J.; NADALETI, W. C.; TOMASSONI, F. NABO FORRAGEIRO: DO CULTIVO A PRODUÇÃO DE BIODIESEL. Acta Iguazu, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 64–72, 2000. DOI: 10.48075/actaiguaz.v2i2.8392. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/8392. Acesso em: 19 abr. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS CIENTÍFICOS
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.