BIODIGESTÃO ANAERÓBIA NO TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS DE FECULARIAS
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v2i2.8397Resumo
A biomassa se apresenta como uma das principais fontes para produção de energia nos próximos anos, sendo importante alternativa para diversificação da matriz energética brasileira. Visando o aproveitamento da energia advinda da biomassa destaca-se a biodigestão anaeróbia que foca principalmente no tratamento de resíduos orgânicos, sejam urbanos ou agroindustriais, como os resíduos de fecularias. O presente trabalho teve por finalidade descrever e avaliar o potencial do processo de biodigestão anaeróbia no tratamento e produção de biogás de resíduos líquidos provenientes de fecularias. O tratamento de dejetos líquidos de fecularias através da biodigestão anaeróbia é complexo e necessita adaptação e otimização dos parâmetros do processo para que este apresente viabilidade técnica e financeira na remoção de carga orgânica e produção de biogás. Alguns trabalhos apresentam resultados encorajadores, no entanto mais pesquisas são necessárias para o estabelecimento de condições de operação de reatores ideais no tratamento da manipueira.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
CREMONEZ, P. A.; FEIDEN, A.; FERREIRA SANTOS, R.; DE ROSSI, E.; CEZAR NADALETI, W.; ANTONELLI, J. BIODIGESTÃO ANAERÓBIA NO TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS DE FECULARIAS. Acta Iguazu, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 89–99, 2000. DOI: 10.48075/actaiguaz.v2i2.8397. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/8397. Acesso em: 19 abr. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS CIENTÍFICOS
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.