ARRANJO PRODUTIVO E ECONÔMICO DE PRODUÇÃO DE BIODIESEL PELA AGRICULTURA FAMILIAR NO OESTE DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v3i1.9713Resumo
Este trabalho discute o potencial de sustentabilidade energética e econômica de utilização de usinas de biodiesel de pequeno porte com óleo provindo da agricultura familiar e de resíduo de fritura da área urbana de Cascavel, no Oeste do Estado do Paraná. A metodologia consistiu em estabelecer arranjos da possibilidade e viabilidade econômica de produção. A viabilidade foi determinada em função da sustentabilidade da produção final do biodiesel pelas variáveis econômicas estudas. A implantação da usina de biodiesel de soja é um investimento viável, pois proporcionará um retorno do capital investido num período inferior a 4 anos com valor presente líquido positivo de R$ 151.110,56, e taxa interna de retorno de 22,88% ao ano.
Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
SANTOS, R. F.; BORSOI, A.; MORENO DELAI, J.; CRUZ SIQUEIRA, J. A. ARRANJO PRODUTIVO E ECONÔMICO DE PRODUÇÃO DE BIODIESEL PELA AGRICULTURA FAMILIAR NO OESTE DO PARANÁ. Acta Iguazu, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 126–134, 2000. DOI: 10.48075/actaiguaz.v3i1.9713. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/9713. Acesso em: 17 abr. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS CIENTÍFICOS
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.