Devolutiva científica e interação entre cientistas e sociedade pela percepção de moradores de localidade atingida pelo rompimento da Barragem de Fundão, Mariana (MG)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/amb.v5i1.31030

Resumo

A devolutiva científica trata do retorno dos resultados de pesquisas aos participantes da investigação, promovendo maior democratização desses resultados. A literatura sobre essa temática é incipiente, sendo necessárias mais pesquisas que associem a dinâmica da produção científica às comunidades por ela investigadas, sendo particularmente relevante no contexto de tragédias socioambientais. Esta pesquisa pretende analisar como ocorrem as devolutivas científicas e as interações entre pesquisadores e moradores de uma área marcada por conflitos socioambientais, à luz da Ecologia Política e da Sociologia da Ciência. Optou-se, portanto, pela abordagem qualitativa, utilizando-se entrevistas em profundidade e análise de conteúdo. Em 2021, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cerca de 60 sujeitos pertencentes às comunidades diretamente afetadas pela tragédia do rompimento da barragem de Fundão, Minas Gerais: Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo, Mariana e Barra Longa. Este artigo apresenta os resultados preliminares de Bento Rodrigues, em que todos os oito entrevistados declararam desejo por alguma devolutiva científica, mencionando principalmente a temática da contaminação, mas também relatam que esses resultados nunca ou raramente lhes são retornados. Embora esta pesquisa seja relacionada à devolutiva de pesquisadores de universidades, houve registros de confusão entre o papel de diversos agentes, em que pesquisadores de universidades foram associados à assessores técnicos, professores da Educação Básica, contratados da Fundação Renova ou jornalistas. A maioria dos pesquisadores não retorna seus resultados, causando um sentimento de frustração e desamparo nos sujeitos pesquisados e perpetuando o extrativismo acadêmico. Os resultados evidenciam a urgência na superação desta lacuna, incluindo como ponto prioritário aos pesquisadores a devolutiva às comunidades participantes de suas pesquisas. Deve-se, no entanto, pensar em como tornar essas devolutivas acessíveis para a disseminação de conhecimento científico para a população, levando em conta as assimetrias de poder vigentes – e até que ponto a devolutiva é capaz de auxiliar nessa temática. É pela aproximação, colaboração e participação da sociedade nos mecanismos de pesquisa que se dissemina e populariza o valor agregado da produção científica como elemento de cidadania e promoção do desenvolvimento social.

Palavras-chave: Devolutiva científica; Divulgação científica; Interação pesquisador e sujeito de pesquisa; Retroalimentação científica.

 

Scientific feedback and interaction between scientists and society through the perception of residents of the location affected by the rupture of the Fundão Dam, Mariana (MG)

Abstract

Scientific feedback is the return of research results to the participants of the investigation, promoting greater democratization of these results. The literature on this topic is incipient, and more research is needed to associate the dynamics of scientific production with the communities it investigates, being particularly relevant in the context of socio-environmental tragedies. This research intends to analyze how scientific feedbacks and the interactions between researchers and residents of an area marked by socio-environmental conflicts occur, through insights from Political Ecology and Sociology of Science. Therefore, a qualitative approach was chosen, using in-depth interviews and content analysis. In 2021, semi-structured interviews were conducted with about 60 subjects belonging to the communities directly affected by the tragedy of the rupture of the Fundão dam, Minas Gerais: Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo, Mariana and Barra Longa. This article discusses the preliminary results from Bento Rodrigues, showing that all eight interviewees declared a desire for scientific feedback, mentioning mainly the theme of contamination, but also report that these results are never or rarely returned to them. Although this research is related to feedback from university researchers, there were records of confusion between the role of various agents, in which university researchers were associated with technical advisors, teachers of basic education, Renova Foundation contractors, or journalists. Most researchers do not return their results, causing a feeling of frustration and helplessness in the researched subjects and perpetuating academic extractivism. The results show the urgency in overcoming this gap, including as a priority point for researchers to return the results to the communities participating in their research. We must, however, think about how to make these feedbacks accessible for the dissemination of scientific knowledge to the population, taking into account the existing power asymmetries - and to what extent the feedback is able to assist in this issue. It is through the approach, collaboration and participation of society in research mechanisms that the added value of scientific production is disseminated and popularized as an element of citizenship and promotion of social development.

Keywords: Scientific feedback; Scientific dissemination; Interaction between researcher; Research subject.

 

Devolutiva científica e interacción entre los científicos y la sociedad a través de la percepción de los residentes locales afectados por el colapso de la presa de Fundão, Mariana (MG)

Resumen

La devolutiva científica trata de la devolución de los resultados de la investigación a los participantes de la misma, promoviendo una mayor democratización de estos resultados. La literatura sobre este tema es incipiente, y se necesitan más investigaciones para asociar la dinámica de la producción científica con las comunidades que investiga, siendo particularmente relevante en el contexto de tragedias socioambientales. Esta investigación pretende analizar cómo suceden tales retornos sociales de la investigación y las interacciones entre investigadores y residentes de un área marcada por conflictos socioambientales, a la luz de la Ecología Política y de la Sociología de la Ciencia. Por lo tanto, optamos por un enfoque cualitativo, utilizando entrevistas en profundidad y análisis de contenido. En 2021, se realizaron entrevistas semiestructuradas con cerca de 60 sujetos pertenecientes a comunidades directamente afectadas por la tragedia de la ruptura de la presa de Fundão, Minas Gerais: Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo, Mariana y Barra Longa. El presente trabajo presenta los resultados preliminares de Bento Rodrigues, en el que las ocho personas entrevistadas declararon su deseo de recibir algún tipo de retorno social de la investifación, mencionando principalmente el tema de la contaminación, pero también informan de que estos resultados nunca o rara vez les son devueltos. Aunque esta investigación esté relacionada con la devolutiva de los investigadores universitarios, se registraron confusiones entre el papel de varios agentes, en las que se asociaba a los investigadores universitarios con asesores técnicos, profesores de Educación Básica, contratistas de la Fundación Renova o periodistas. La mayoría de los investigadores no devuelve sus resultados, provocando un sentimiento de frustración e impotencia en los sujetos investigados y perpetuando el extractivismo académico. Los resultados muestran la urgencia de superar esta brecha, incluyendo como punto prioritario que los investigadores devuelvan los resultados a las comunidades participantes en sus investigaciones. Sin embargo, hay que pensar en cómo hacer que estas devolutivas sean accesibles para la difusión del conocimiento científico a la población, teniendo en cuenta las asimetrías de poder existentes - y en qué medida el retorno es capaz de ayudar en esta cuestión. Es a través del acercamiento, colaboración y participación de la sociedad en los mecanismos de investigación que el valor agregado de la producción científica se difunde y populariza como elemento de ciudadanía y promoción del desarrollo social.

Palabras clave: Devolución científica; Retorno social científico; Divulgación científica; Interacción entre el investigador y el sujeto de la investigación; Retroalimentación científica.

Biografia do Autor

Sara Akemi Ponce Otuki, Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Departamento de Biologia Geral, Universidade Federal de Viçosa

Mestranda em Ecologia pela Universidade Federal de Viçosa, MG, Brasil. Bacharela e Licenciada em Ciências Biológicas com ênfase em Ecologia pela mesma universidade. Foi bolsista pelo CNPq - programa Ciência sem Fronteiras, realizando intercâmbio por um ano (2012-2013) na University of Wollongong, NSW, Australia. Tem especialização (2014-2015) na área de Ciência da Sustentabilidade nas biosferas da UNESCO pela Yokohama National University, Japão, financiada pela Japan International Cooperation Agency (JICA).Foi bolsista do programa ALI (CNPq/SEBRAE), com experiência em gestão de projetos, processos e empresas (2015-2017). Foi trainee em inovação na gestão de políticas públicas na Secretaria da Justiça do Estado do Espírito Santo (SEJUS), alocada na Assessoria de Modernização Administrativa, trabalhando com gestão de processos e projetos relacionados ao sistema prisional. Também trabalhava auxiliando na representação do poder Executivo no Conselho de Desenvolvimento Regional da Microrregião do Rio Doce, atuando na articulação entre diferentes atores na pesquisa/sociedade civil/poder público. Busca experiência em gestão pública, organizações civis e políticas públicas, concentrando-se na área da Bacia do Rio Doce. Tem experiência na área de Ciências Biológicas (Biologia Vegetal, Animal e Ecologia), Administração gerencial (Planejamento Estratégico, Gestão de Projetos, Gestão de Processos, Gestão Empresarial, Gestão Pública) e Inovação na gestão empresarial e gestão pública.

Rafael Gustavo Rigolon, Departamento de Biologia Geral, Universidade Federal de Viçosa

Possui licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM; 2005), mestrado em Educação para o Ensino de Ciências e Matemática pela mesma instituição (2008) e doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Câmpus Bauru (Unesp-Bauru; 2016). Atualmente é professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), no curso de Ciências Biológicas. Tem experiência na área de Didática em Ciências, com ênfase em Ensino de Biologia e Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: analogias quantitativas, ensino com analogias, Etimologia e Pronúncia do Latim Científico, metodologias de ensino e formação docente em Biologia.

Carlos Frankl Sperber, Departamento de Biologia Geral, Universidade Federal de Viçosa

Sou bacharel e licenciado em biologia, com mestrado em ecologia (UNICAMP) e doutorado em Zoologia (UNESP). Fiz estágios pós-doutorais no Instituto Max-Planck de Limnologia (Alemanha), Museu de História Natural de Paris (França) e Universidade de Kyushu (Japão). Sou professor na UFV desde 1992, onde leciono ecologia e oriento nos programas de pós-graduação em entomologia e ecologia, em nível de iniciação científica, mestrado e doutorado. Sou bolsista de produtividade do CNPq desde 2007, e pesquiso na área de ecologia e ensino-aprendizagem de ecologia. O sucesso no meu trabalho se baseia em colaboração e cooperação, o que exige que eu me esforce para uma maior equidade para pessoas de todas as origens e situações, abertura para o novo e desconhecido, e respeito pela diferença. Vejo como meu dever ajudar o melhor possível a superação de desigualdades de condição e respeito, enquanto tento reconhecer e superar meus próprios preconceitos. Mesmo que essas coisas não façam explicitamente parte da descrição de minhas atividades, eu ainda as faria porque acho que estão corretas. Eu pessoalmente me identifico como branco, masculino, heterossexual e sem limitações físicas ou psicológicas reconhecidas por mim.

Downloads

Publicado

30-06-2023

Como Citar

PONCE OTUKI, S. A.; RIGOLON, R. G.; FRANKL SPERBER, C. Devolutiva científica e interação entre cientistas e sociedade pela percepção de moradores de localidade atingida pelo rompimento da Barragem de Fundão, Mariana (MG). AMBIENTES: Revista de Geografia e Ecologia Política, [S. l.], v. 5, n. 1, 2023. DOI: 10.48075/amb.v5i1.31030. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ambientes/article/view/31030. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos