Scientific feedback and interaction between scientists and society through the perception of residents of the location affected by the rupture of the Fundão Dam, Mariana (MG)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.48075/amb.v5i1.31030

Abstract

Scientific feedback is the return of research results to the participants of the investigation, promoting greater democratization of these results. The literature on this topic is incipient, and more research is needed to associate the dynamics of scientific production with the communities it investigates, being particularly relevant in the context of socio-environmental tragedies. This research intends to analyze how scientific feedbacks and the interactions between researchers and residents of an area marked by socio-environmental conflicts occur, through insights from Political Ecology and Sociology of Science. Therefore, a qualitative approach was chosen, using in-depth interviews and content analysis. In 2021, semi-structured interviews were conducted with about 60 subjects belonging to the communities directly affected by the tragedy of the rupture of the Fundão dam, Minas Gerais: Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo, Mariana and Barra Longa. This article discusses the preliminary results from Bento Rodrigues, showing that all eight interviewees declared a desire for scientific feedback, mentioning mainly the theme of contamination, but also report that these results are never or rarely returned to them. Although this research is related to feedback from university researchers, there were records of confusion between the role of various agents, in which university researchers were associated with technical advisors, teachers of basic education, Renova Foundation contractors, or journalists. Most researchers do not return their results, causing a feeling of frustration and helplessness in the researched subjects and perpetuating academic extractivism. The results show the urgency in overcoming this gap, including as a priority point for researchers to return the results to the communities participating in their research. We must, however, think about how to make these feedbacks more than merely producers of colonialist knowledge, further increasing the existing power asymmetries - and to what extent the feedback is able to help in this theme. It is through the approximation, collaboration, and participation of society in research mechanisms that the added value of scientific production is disseminated and popularized as an element of citizenship and promotion of social development.

Author Biographies

Sara Akemi Ponce Otuki, Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Departamento de Biologia Geral, Universidade Federal de Viçosa

Mestranda em Ecologia pela Universidade Federal de Viçosa, MG, Brasil. Bacharela e Licenciada em Ciências Biológicas com ênfase em Ecologia pela mesma universidade. Foi bolsista pelo CNPq - programa Ciência sem Fronteiras, realizando intercâmbio por um ano (2012-2013) na University of Wollongong, NSW, Australia. Tem especialização (2014-2015) na área de Ciência da Sustentabilidade nas biosferas da UNESCO pela Yokohama National University, Japão, financiada pela Japan International Cooperation Agency (JICA).Foi bolsista do programa ALI (CNPq/SEBRAE), com experiência em gestão de projetos, processos e empresas (2015-2017). Foi trainee em inovação na gestão de políticas públicas na Secretaria da Justiça do Estado do Espírito Santo (SEJUS), alocada na Assessoria de Modernização Administrativa, trabalhando com gestão de processos e projetos relacionados ao sistema prisional. Também trabalhava auxiliando na representação do poder Executivo no Conselho de Desenvolvimento Regional da Microrregião do Rio Doce, atuando na articulação entre diferentes atores na pesquisa/sociedade civil/poder público. Busca experiência em gestão pública, organizações civis e políticas públicas, concentrando-se na área da Bacia do Rio Doce. Tem experiência na área de Ciências Biológicas (Biologia Vegetal, Animal e Ecologia), Administração gerencial (Planejamento Estratégico, Gestão de Projetos, Gestão de Processos, Gestão Empresarial, Gestão Pública) e Inovação na gestão empresarial e gestão pública.

Rafael Gustavo Rigolon, Departamento de Biologia Geral, Universidade Federal de Viçosa

Possui licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM; 2005), mestrado em Educação para o Ensino de Ciências e Matemática pela mesma instituição (2008) e doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Câmpus Bauru (Unesp-Bauru; 2016). Atualmente é professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), no curso de Ciências Biológicas. Tem experiência na área de Didática em Ciências, com ênfase em Ensino de Biologia e Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: analogias quantitativas, ensino com analogias, Etimologia e Pronúncia do Latim Científico, metodologias de ensino e formação docente em Biologia.

Carlos Frankl Sperber, Departamento de Biologia Geral, Universidade Federal de Viçosa

Sou bacharel e licenciado em biologia, com mestrado em ecologia (UNICAMP) e doutorado em Zoologia (UNESP). Fiz estágios pós-doutorais no Instituto Max-Planck de Limnologia (Alemanha), Museu de História Natural de Paris (França) e Universidade de Kyushu (Japão). Sou professor na UFV desde 1992, onde leciono ecologia e oriento nos programas de pós-graduação em entomologia e ecologia, em nível de iniciação científica, mestrado e doutorado. Sou bolsista de produtividade do CNPq desde 2007, e pesquiso na área de ecologia e ensino-aprendizagem de ecologia. O sucesso no meu trabalho se baseia em colaboração e cooperação, o que exige que eu me esforce para uma maior equidade para pessoas de todas as origens e situações, abertura para o novo e desconhecido, e respeito pela diferença. Vejo como meu dever ajudar o melhor possível a superação de desigualdades de condição e respeito, enquanto tento reconhecer e superar meus próprios preconceitos. Mesmo que essas coisas não façam explicitamente parte da descrição de minhas atividades, eu ainda as faria porque acho que estão corretas. Eu pessoalmente me identifico como branco, masculino, heterossexual e sem limitações físicas ou psicológicas reconhecidas por mim.

Published

30-06-2023

How to Cite

PONCE OTUKI, S. A.; RIGOLON, R. G.; FRANKL SPERBER, C. Scientific feedback and interaction between scientists and society through the perception of residents of the location affected by the rupture of the Fundão Dam, Mariana (MG). AMBIENTES: Revista de Geografia e Ecologia Política, [S. l.], v. 5, n. 1, 2023. DOI: 10.48075/amb.v5i1.31030. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ambientes/article/view/31030. Acesso em: 12 may. 2024.