Jogos cooperativos
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2001.v4.i8.p107Palavras-chave:
cooperação, mudança, escola.Resumo
Este estudo mostra a idéia dos Jogos Cooperativos como uma alternativa possível e saudável em relação a brincadeiras competitivas. Neste escrito encontramse explicações sobre suas características, como e onde pode ser desenvolvido e comparações com a competição e a omissão. Jogos Cooperativos são dinâmicas de grupos que tem por objetivo, em primeiro lugar, despertar a consciência de cooperação, mostrar que a cooperação é uma alternativa no campo das relações sociais; em segundo lugar, promover efetivamente a cooperação entre as pessoas. Os jogos cooperativos têm características libertadoras. Há uma grande ligação entre o jogo e a vida, pois aprendemos no jogo a solução dos nossos problemas na vida. A idéia é partir do jogo para chegar à vida, pois eu jogo do jeito que vivo e vivo do jeito que jogo. Dentre os componentes essenciais de um jogo cooperativo, encontra-se a presença da cooperação, aceitação, envolvimento e, diversão.
Downloads
Referências
BROTTO, F. O. Jogos cooperativos: se o importante é competir, o fundamental é cooperar. Santos: Renomada, 1997.
BROTTO, F. O. Jogos cooperativos: o jogo e o esporte como um exercício de convivência. Santos: Projeto Cooperação, 2002.
CAPRA, F. A teia da vida. São Paulo: Cultrix, 1996.
MATURANA, H. Da biologia à psicologia. Porto Alegre: Editora Artes Médicas, 1998.
SOLER, R. Jogos cooperativos para educação infantil. Rio de Janeiro: Sprint, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2002 Direitos Autorais Partilhados

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais permitem descarregar, compartilhar, copiar, distribuir, adaptar, transformar, exibir, reproduzir a totalidade ou partes do artigo para qualquer propósito legal, desde que não tenha fins lucrativos e seja citada a fonte.
Informamos que todo o conteúdo do texto publicado, e dos seus possíveis erros ortográficos e gramaticais, é de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo ao Caderno de Educação Física e Esporte, ou aos nossos Avaliadores Ad Hoc, por qualquer implicação legal ou por eventual negligência à língua portuguesa ou à estrangeira.