Lazer na escola: as propostas extra-classe de interesses físico/esportivos como opções de lazer dos alunos de 5ª à 8ª séries – ensino fundamental – no Colégio Rui Barbosa, de Marechal Cândido Rondon, PR

Autores

  • Aldemir Tortato Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Marechal Cândido Rondon
  • Ilse Lorena von Borstel Galvão de Queirós Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Marechal Cândido Rondon

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2003.v5.i10.p165

Palavras-chave:

Lazer , Escola, Educação Física

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar as atividades extracurriculares de caráter físico e esportivo oferecidas pelo Colégio Rui Barbosa, em Marechal Cândido Rondon-PR, e sua caracterização como opções de lazer para alunos do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada com 50 alunos de 11 a 15 anos, por meio de um questionário estruturado. Os resultados indicaram que a maioria dos estudantes participa das atividades por vontade própria e as considera uma forma de lazer, destacando a promoção da saúde como o principal motivo. As modalidades mais praticadas foram futsal, handebol e futebol. Constatou-se que os alunos valorizam os espaços e materiais utilizados, mas apontam a necessidade de melhorias. Conclui-se que as atividades extracurriculares contribuem para a qualidade de vida dos estudantes e devem ser incentivadas pelas instituições de ensino, promovendo o lazer e o desenvolvimento integral dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, P. A. C. O lazer no espaço escolar. In: XI ENAREL. Foz do Iguaçu: Assoeste, 1999.

CAMARGO, L. O. L. Educação para o lazer. São Paulo: Moderna, 1998.

MARCELLINO, N. C. Pedagogia da animação. Campinas: Papirus, 1990a.

MARCELLINO, N. C. Lazer e educação. 2. ed. Campinas: Papirus, 1990b.

OLIVIER, G. G. F. Lúdico e escola entre a obrigação e o prazer. In: Lúdico, Educação e Educação Física. Ijuí: Unijuí, 1999.

SANTIN, S. Educação física da alegria: do lúdico à opressão do rendimento. Porto Alegre, 1994.

VELASCO, C. G. Brincar, o despertar psicomotor. Rio de Janeiro: Sprint, 1996.

Downloads

Publicado

13.10.2003

Como Citar

TORTATO, A.; QUEIRÓS, I. L. von B. G. de. Lazer na escola: as propostas extra-classe de interesses físico/esportivos como opções de lazer dos alunos de 5ª à 8ª séries – ensino fundamental – no Colégio Rui Barbosa, de Marechal Cândido Rondon, PR. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 5, n. 10, p. 165–171, 2003. DOI: 10.36453/cefe.2003.v5.i10.p165. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1365. Acesso em: 14 mar. 2025.