Dificuldade de aprendizagem e reeducação escolar

Autores

  • Lia Cristina Varassin Ferreira Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Marechal Cândido Rondon

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2003.v5.i10.p183

Palavras-chave:

Dificuldades de Aprendizagem, Reeducação Escolar, Psicomotricidade

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar as dificuldades de aprendizagem em crianças do ensino fundamental e a aplicação da reeducação escolar como estratégia de intervenção. A pesquisa é uma revisão bibliográfica que aborda transtornos como dislexia, disgrafia, disortografia e discalculia. Os resultados indicam que a reeducação escolar, baseada na psicomotricidade, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das capacidades cognitivas e motoras das crianças. Atividades físicas estruturadas demonstraram ser eficazes no aprimoramento da leitura, escrita e matemática, promovendo uma aprendizagem mais integrada. Conclui-se que o profissional de Educação Física pode contribuir significativamente para a reeducação escolar, utilizando atividades lúdicas e psicomotoras como ferramentas no processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

COSTE, J. -C. A psicomotricidade. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

DROUET, R. C. R. Distúrbios da aprendizagem. 4. ed. São Paulo: Ática, 2001.

FONSECA, V. Psicomotricidade. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

JOSÉ, E. A.; COELHO, M. T. Problemas de aprendizagem. 12. ed. São Paulo, 2000.

LEGUET, J. As ações motoras em ginástica esportiva. São Paulo: Manole, 1987.

VALETT, R. O Tratamento de distúrbios de aprendizagem. São Paulo: Ed. USP, 1977.

VELASCO, C. G. Brincar: o despertar psicomotor. Rio de Janeiro: Sprint, 1996.

Downloads

Publicado

13.10.2003

Como Citar

FERREIRA, L. C. V. Dificuldade de aprendizagem e reeducação escolar. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 5, n. 10, p. 183–188, 2003. DOI: 10.36453/cefe.2003.v5.i10.p183. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1367. Acesso em: 14 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigo de Revisão