A transformação de um jogador de futebol pela mídia

Autores

  • Taís Steffenello Ghisleni Centro Universitário Franciscano (Unifra), Santa Maria
  • Juliana Rodrigues Rosa Sem Vinculo Institucional

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2008.v7.i13.p19

Palavras-chave:

Mito, Mídia, Marketing Esportivo, Estratégia.

Resumo

Com o avanço das tecnologias e com a velocidade com que os meios de comunicação transmitem informações, estar na mídia durante um longo período é um grande passo para se tornar um mito. Dentro do esporte essa exposição é ainda mais rentável. Um atleta que está em foco pode ter como retorno sua venda para um grande clube. Já para o clube de futebol é muito proveitoso ter em seu elenco um atleta de grande nível, isso pode lhe render mais lucro e mais aparições na mídia, tudo depende de como funciona o departamento de marketing do clube. O marketing que engloba o hoje tão reconhecido marketing esportivo está em alta, pois ele é o responsável pelas grandes somas em dinheiro que envolvem o mercado esportivo na atualidade, especialmente o futebol. A mídia esportiva, em especial o meio jornal, é o grande responsável por tornar jogadores tão conhecidos e, assim, elevá-los à categoria de mito. Nesse contexto, esse estudo analisa a carreira do atleta Carlos Eduardo, como foi sua ascensão dentro do clube Grêmio de Foot-Ball Porto Alegrense e, especialmente, o tratamento dado pela mídia em relação ao jogador e sua carreira até elevá-lo à categoria de ídolo, pois ele ainda não pode ser considerado um mito.

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Publicado

10.09.2008

Como Citar

GHISLENI, T. S.; ROSA, J. R. A transformação de um jogador de futebol pela mídia. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 7, n. 13, p. 19–32, 2008. DOI: 10.36453/cefe.2008.v7.i13.p19. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1650. Acesso em: 28 abr. 2025.