Distúrbios comportamentais do escolar: uma pequena abordagem de suas causas

Autores

  • Luís Sérgio Peres Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Marechal Cândido Rondon

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.1999.n1.p91

Palavras-chave:

Afetividade, Distúrbios comportamentais, Desenvolvimento emocional

Resumo

O estudo analisa os distúrbios comportamentais apresentados por escolares, investigando suas causas e fatores intervenientes, com foco nos contextos familiar, escolar e social. Busca-se compreender como a afetividade e outros aspectos influenciam o desenvolvimento e o comportamento dos estudantes. A pesquisa destaca que as mudanças socioeconômicas, a desestruturação familiar e as condições desfavoráveis nas escolas contribuem significativamente para o surgimento de distúrbios comportamentais. Autores como Piaget e Maslow enfatizam a importância da afetividade no desenvolvimento integral do indivíduo. A afetividade está relacionada ao respeito, amor e aceitação, sendo essencial para a formação de vínculos saudáveis e o desenvolvimento cognitivo e emocional. Contudo, nas escolas, esse aspecto é frequentemente negligenciado, resultando em dificuldades de relacionamento e problemas de comportamento, como agressividade e falta de motivação. A análise também aborda intervenções positivas e negativas, destacando a importância de práticas pedagógicas que valorizem o afeto, o incentivo e o respeito. Conclui-se que a afetividade desempenha um papel central no desenvolvimento integral dos alunos. Recomenda-se que as escolas promovam ambientes acolhedores e inclusivos, trabalhando em conjunto com as famílias para criar estratégias que favoreçam o desenvolvimento emocional e social dos estudantes. Essas ações são fundamentais para minimizar os impactos dos distúrbios comportamentais e melhorar o processo de ensino-aprendizagem.

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Referências

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Publicado

01.11.1999

Como Citar

PERES, L. S. Distúrbios comportamentais do escolar: uma pequena abordagem de suas causas. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 1, n. 1, p. 91–101, 1999. DOI: 10.36453/cefe.1999.n1.p91. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1752. Acesso em: 28 abr. 2025.