Distúrbios comportamentais do escolar: uma pequena abordagem de suas causas
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.1999.n1.p91Palavras-chave:
Afetividade, Distúrbios comportamentais, Desenvolvimento emocionalResumo
O estudo analisa os distúrbios comportamentais apresentados por escolares, investigando suas causas e fatores intervenientes, com foco nos contextos familiar, escolar e social. Busca-se compreender como a afetividade e outros aspectos influenciam o desenvolvimento e o comportamento dos estudantes. A pesquisa destaca que as mudanças socioeconômicas, a desestruturação familiar e as condições desfavoráveis nas escolas contribuem significativamente para o surgimento de distúrbios comportamentais. Autores como Piaget e Maslow enfatizam a importância da afetividade no desenvolvimento integral do indivíduo. A afetividade está relacionada ao respeito, amor e aceitação, sendo essencial para a formação de vínculos saudáveis e o desenvolvimento cognitivo e emocional. Contudo, nas escolas, esse aspecto é frequentemente negligenciado, resultando em dificuldades de relacionamento e problemas de comportamento, como agressividade e falta de motivação. A análise também aborda intervenções positivas e negativas, destacando a importância de práticas pedagógicas que valorizem o afeto, o incentivo e o respeito. Conclui-se que a afetividade desempenha um papel central no desenvolvimento integral dos alunos. Recomenda-se que as escolas promovam ambientes acolhedores e inclusivos, trabalhando em conjunto com as famílias para criar estratégias que favoreçam o desenvolvimento emocional e social dos estudantes. Essas ações são fundamentais para minimizar os impactos dos distúrbios comportamentais e melhorar o processo de ensino-aprendizagem.
Downloads
Referências
BLOOM, B. et al. Taxinomia de objetivos educacionais: domínio afetivo. São Paulo: Globo, 1985. v. 2.
FERNANDES, E. O aluno e o professor na escola moderna. Aveiro, Portugal: Ed. Estante, 1990.
FREEMAN, G. O poder e a sabedoria. Lisboa: Dom Quixote, 1977.
FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. Rio de Janeiro: Scipione, 1985.
GARDNER, H. Inteligências múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
LIMA, G. et al. A criança na escola. In: MARCONDES, E. Pediatria básica. 7. ed. São Paulo: Sarvier, 1985.
LUCK, H.; CARNEIRO, D. G. Desenvolvimento afetivo na escola. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1985.
MOSQUERA, J. J. M. Adolescência e provação. Porto Alegre: Sulina, 1974.
PIAGET, J. Para onde vai a educação. Rio de Janeiro: Summus, 1988.
SANTIN, S. Educação física, ética, estética, saúde. Porto Alegre: ESEF-UFRGS, 1995.
SEVERINO, A. J. Pensando a pós-graduação em educação. Piracicaba: UNIMED, 1993.
VALLE, E. Educação emocional. São Paulo: Olho d'Água, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2000 Direitos Autorais Partilhados

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais permitem descarregar, compartilhar, copiar, distribuir, adaptar, transformar, exibir, reproduzir a totalidade ou partes do artigo para qualquer propósito legal, desde que não tenha fins lucrativos e seja citada a fonte.
Informamos que todo o conteúdo do texto publicado, e dos seus possíveis erros ortográficos e gramaticais, é de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo ao Caderno de Educação Física e Esporte, ou aos nossos Avaliadores Ad Hoc, por qualquer implicação legal ou por eventual negligência à língua portuguesa ou à estrangeira.