Problematizando a questão da terceira idade no contexto atual da sociedade do oeste do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.1999.n1.p111Resumo
O estudo analisa a questão da terceira idade no contexto atual da sociedade do Oeste do Paraná, refletindo sobre o papel social, as condições de vida e as necessidades dos idosos, além de problematizar os desafios enfrentados em aspectos como saúde, participação social e integração cultural. Baseado no texto de Hugo Rodolfo Lovisolo, o estudo destaca que o aumento da população idosa demanda atenção especial em políticas públicas e sociais. Questões como o respeito à dignidade, o poder eleitoral e a necessidade de saúde, lazer e educação são analisadas sob a ótica das mudanças demográficas e sociais. As dificuldades enfrentadas pelos idosos de baixa renda contrastam com a atenção voltada àqueles com maior poder aquisitivo. A pesquisa também aborda iniciativas institucionais, como as Universidades Abertas à Terceira Idade, e a expansão de produtos e serviços voltados a essa faixa etária. Destaca-se ainda o papel da afetividade, integração social e atividades recreativas como fatores essenciais para a qualidade de vida dos idosos. O envelhecimento populacional é um desafio que exige transformação social e cultural. O estudo enfatiza a importância de compreender a terceira idade como uma fase de oportunidades e não como um problema. O respeito à autonomia e à independência dos idosos deve ser promovido, enquanto políticas públicas inclusivas e ações comunitárias são necessárias para melhorar a qualidade de vida dessa população.
Downloads
Referências
LOVISOLO, Hugo R. Hegemonia e legitimidade nas ciências dos esportes. Motus Corporis: revista de divulgação científica do Mestrado e Doutorado em Educação Física. v. 1. Rio de Janeiro: 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2000 Direitos Autorais Partilhados
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais permitem descarregar, compartilhar, copiar, distribuir, adaptar, transformar, exibir, reproduzir a totalidade ou partes do artigo para qualquer propósito legal, desde que não tenha fins lucrativos e seja citada a fonte.
Informamos que todo o conteúdo do texto publicado, e dos seus possíveis erros ortográficos e gramaticais, é de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo ao Caderno de Educação Física e Esporte, ou aos nossos Avaliadores Ad Hoc, por qualquer implicação legal ou por eventual negligência à língua portuguesa ou à estrangeira.