Planejamento e organização da competição esportiva pedagógica para crianças e adolescentes: um exemplo no basquetebol
DOI:
https://doi.org/10.36453/2318-5104.2018.v16.n1.p259Palavras-chave:
Ensino, Treinamento, Jogos esportivos coletivos, Fair playResumo
A competição esportiva para crianças e adolescentes carece de adaptações pedagógicas que, acima do resultado, contribuam para formação esportiva e humana. O objetivo deste estudo foi sistematizar uma experiência relativa a uma competição pedagógica de basquetebol. Foi adotada uma sistematização de experiências discutida à luz de Siedentop (1987) e Freire (2011). Como resultados, a competição adotou organização, regulamento e adaptações de regras que buscaram contribuir para geração de inclusão, competência e autonomia dos jogadores, em relação ao basquetebol, consoante o modelo/proposta dos autores citados. Finalmente, a avaliação positiva por parte dos participantes e a constatação de que apresenta proximidades com pressupostos de importantes autores da Pedagogia do Esporte tornam a competição sistematizada como uma boa experiência a ser compartilhada em busca de contribuir para a formação dos pares.
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