Dança: uma experiência na universidade
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2001.v3.i2.p145Palavras-chave:
Educação Física, Dança, Métodos de ensino, AprendizagemResumo
O presente relato consiste em um projeto de pesquisa que busca aprofundar conhecimentos sobre a dança enquanto conhecimento relacionado à Educação Física, visando compreender a sua importância na educação rítmica dos movimentos, os fundamentos, os métodos e as técnicas pedagógicas no ensino-aprendizagem. Simultaneamente, constituir um Laboratório de Dança para aplicar a prática pedagógica pesquisada, propiciando aos discentes da Unioeste, Campus de Marechal Cândido Rondon, a vivência e o conhecimento da dança. Caracteriza-se num trabalho de pesquisa, ensino e extensão, a abordagem é de uma pesquisa aplicada, desenvolvida a partir do referencial teórico existente que trata da temática a ser desenvolvida e a aplicação dos conhecimentos mais relevantes e adequados sobre a dança. Constata-se até o momento que a proposta tem a ver com aplicação concreta de conhecimentos teórico-práticos da dança vinculados ao conhecimento da disciplina de Rítmica e aos princípios educativos e indicativos de relevância assinalados pelo referencial bibliográfico pesquisado até o momento. Além disso, observa-se que está adequada às necessidades e aos interesses dos discentes pela frequência assídua e participação ativa nas aulas, efetivando-se o laboratório de dança na universidade.
Downloads
Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1997.
GONZAGA, L. Técnicas de danças de salão. Rio de Janeiro: Sprint, 1994.
HAXLBACH, B. Dança, improvisação e movimento: expressão corporal na Educação Física. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1988.
JUCA, M. Aeróbica step: bases fisiológicas e metodologia. Rio de Janeiro: Sprint, 1993.
LABAN, R. Dança educativa moderna. São Paulo: Ícone, 1990.
NANNA, D. Dança-educação: pré-escola à universidade. Rio de Janeiro: Sprint, 1995.
NANNA, D. Dança-educação: princípios, métodos e técnicas. Rio de Janeiro: Sprint, 1995.
NODA, L. M. Curso de aperfeiçoamento para professores de educação física atuantes no 2º grau - habilitação magistério. Ministério da Educação e Cultura, Secretaria da Educação, 1984.
NODA, L. M. Caderno Pedagógico de Atividades Rítmicas. 1981.
ROSSETE, E. F. Ritmo e o movimento humano. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 14, n. 1, p. 33-37, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2000 Direitos Autorais Partilhados

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais permitem descarregar, compartilhar, copiar, distribuir, adaptar, transformar, exibir, reproduzir a totalidade ou partes do artigo para qualquer propósito legal, desde que não tenha fins lucrativos e seja citada a fonte.
Informamos que todo o conteúdo do texto publicado, e dos seus possíveis erros ortográficos e gramaticais, é de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo ao Caderno de Educação Física e Esporte, ou aos nossos Avaliadores Ad Hoc, por qualquer implicação legal ou por eventual negligência à língua portuguesa ou à estrangeira.