Dança: uma experiência na universidade

Autores

  • Ilse Lorena von Borstel Galvão de Queirós Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Marechal Cândido Rondon
  • Solange Demenighi Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Marechal Cândido Rondon

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2001.v3.i2.p145

Palavras-chave:

Educação Física, Dança, Métodos de ensino, Aprendizagem

Resumo

O presente relato consiste em um projeto de pesquisa que busca aprofundar conhecimentos sobre a dança enquanto conhecimento relacionado à Educação Física, visando compreender a sua importância na educação rítmica dos movimentos, os fundamentos, os métodos e as técnicas pedagógicas no ensino-aprendizagem. Simultaneamente, constituir um Laboratório de Dança para aplicar a prática pedagógica pesquisada, propiciando aos discentes da Unioeste, Campus de Marechal Cândido Rondon, a vivência e o conhecimento da dança. Caracteriza-se num trabalho de pesquisa, ensino e extensão, a abordagem é de uma pesquisa aplicada, desenvolvida a partir do referencial teórico existente que trata da temática a ser desenvolvida e a aplicação dos conhecimentos mais relevantes e adequados sobre a dança. Constata-se até o momento que a proposta tem a ver com aplicação concreta de conhecimentos teórico-práticos da dança vinculados ao conhecimento da disciplina de Rítmica e aos princípios educativos e indicativos de relevância assinalados pelo referencial bibliográfico pesquisado até o momento. Além disso, observa-se que está adequada às necessidades e aos interesses dos discentes pela frequência assídua e participação ativa nas aulas, efetivando-se o laboratório de dança na universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1997.

GONZAGA, L. Técnicas de danças de salão. Rio de Janeiro: Sprint, 1994.

HAXLBACH, B. Dança, improvisação e movimento: expressão corporal na Educação Física. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1988.

JUCA, M. Aeróbica step: bases fisiológicas e metodologia. Rio de Janeiro: Sprint, 1993.

LABAN, R. Dança educativa moderna. São Paulo: Ícone, 1990.

NANNA, D. Dança-educação: pré-escola à universidade. Rio de Janeiro: Sprint, 1995.

NANNA, D. Dança-educação: princípios, métodos e técnicas. Rio de Janeiro: Sprint, 1995.

NODA, L. M. Curso de aperfeiçoamento para professores de educação física atuantes no 2º grau - habilitação magistério. Ministério da Educação e Cultura, Secretaria da Educação, 1984.

NODA, L. M. Caderno Pedagógico de Atividades Rítmicas. 1981.

ROSSETE, E. F. Ritmo e o movimento humano. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 14, n. 1, p. 33-37, 1992.

Downloads

Publicado

01.01.2000

Como Citar

QUEIRÓS, I. L. von B. G. de; DEMENIGHI, S. Dança: uma experiência na universidade. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 3, n. 2, p. 145–151, 2000. DOI: 10.36453/cefe.2001.v3.i2.p145. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1832. Acesso em: 13 mar. 2025.

Edição

Seção

Relato de Experiência