Intervenção para o controle do peso corporal de adolescentes, utilizando videogames ativos: um estudo piloto

Autores

  • Catiana Leila Possamai Romanzini Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Beatriz Lara Leile Pavanello Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Kessi Cassiane Iarosz Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Vinícius Zandonadi Pires Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2018.v16.n2.p51

Palavras-chave:

peso corporal, jogos de vídeo, atividade física

Resumo


Estratégias de intervenção que utilizam exergames que visam o estímulo à prática de atividade física, bem como à redução do tempo em comportamento sedentário, parecem ser caminhos promissores para lidar com o aumento das taxas de obesidade. Este foi o intuito do Projeto de Extensão “Exergaming para a saúde: intervenção para o controle do peso corporal em adolescentes utilizando videogames ativos”, contemplado com fomento do MEC/PROEXT no ano de 2013. O objetivo do estudo foi verificar o efeito de uma intervenção de oito semanas com videogames ativos sobre variáveis relacionadas ao peso corporal de adolescentes. Foi realizado um estudo piloto de intervenção de oito semanas com duração de 60 minutos por sessão, com uso dos exergames. Participaram do estudo oito escolares, com média de idade de 11,5±0,5 anos. Medidas antropométricas antes e após a intervenção foram realizadas. Utilizou-se a estatística descritiva e o teste t pareado, no SPSS 20.0 com nível de significância de p<0,05. Observou-se que houve diferença estatisticamente significativa somente na circunferência de cintura (cm) com redução de 2,8 cm (p = 0,028). As demais variáveis analisadas não foram diferentes. O estudo piloto de uma intervenção de oito semanas com videogames ativos demonstrou possibilidade de redução de medidas antropométricas, tais como a circunferência de cintura dos adolescentes. Sugere-se que novos estudos com exergames tenham enfoque neste desfecho em um período mais longo de intervenção e/ou com maior número de sessões durante a semana.ABSTRACT. Intervention for the control of body weight in adolescents using active video games: a pilot study. Intervention strategies that use exergames that aim to stimulate the practice of physical activity, as well as the reduction of the time in sedentary behavior, through promising ways to deal with the increase of obesity rates. This is the way of Extension Project “Exergaming for health: intervention for the control of body weight in adolescents using active video games”, with fomentation of MEC/PROEXT in 2013. The aim of this study was to verify the effect of an eight-week intervention with active video games on variables related to adolescent body weight. An eight-week intervention study with a duration of 60 minutes per session, with use of exergames was performed. Eight schoolchildren participated, with mean age of 11.5±0.5 years. Anthropometric measures before and after the intervention were performed. Descriptive statistics and the non-parametric equivalent of paired t-test were used in SPSS 20.0 with significance level of p<0.05. It was observed that there was a significant difference only in waist circumference (cm) with a reduction of 2.8 cm (p = 0.028). The other variables analyzed were not different. The pilot study of an eight-week intervention with active videogames demonstrated the possibility of reducing anthropometric measures, such as the waist circumference of adolescents. We suggested that new studies with exergames focus on this outcome over a longer period of intervention and/or with a larger number of sessions during the week. 

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Biografia do Autor

Catiana Leila Possamai Romanzini, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Departamento de Educação Física da UELDoutoranda do Programa de Pós-Graduação Associado UEM/UEL em Educação Física

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Publicado

26-11-2018

Como Citar

ROMANZINI, C. L. P.; PAVANELLO, B. L. L.; IAROSZ, K. C.; PIRES, V. Z. Intervenção para o controle do peso corporal de adolescentes, utilizando videogames ativos: um estudo piloto. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 16, n. 2, p. 51–55, 2018. DOI: 10.36453/2318-5104.2018.v16.n2.p51. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/19103. Acesso em: 3 dez. 2021.