Intervenção para o controle do peso corporal de adolescentes, utilizando videogames ativos: um estudo piloto

Autores

  • Catiana Leila Possamai Romanzini Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina
  • Beatriz Lara Leile Pavanello Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina
  • Kessi Cassiane Iarosz Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina
  • Vinícius Zandonadi Pires Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2018.v16.n2.p51
Agências de fomento
Ministério da Educação (MEC) por meio do Edital PROEXT 2013

Palavras-chave:

peso corporal, jogos de vídeo, atividade física

Resumo

Estratégias de intervenção que utilizam exergames que visam o estímulo à prática de atividade física, bem como à redução do tempo em comportamento sedentário, parecem ser caminhos promissores para lidar com o aumento das taxas de obesidade. Este foi o intuito do Projeto de Extensão “Exergaming para a saúde: intervenção para o controle do peso corporal em adolescentes utilizando videogames ativos”, contemplado com fomento do MEC/PROEXT no ano de 2013. O objetivo do estudo foi verificar o efeito de uma intervenção de oito semanas com videogames ativos sobre variáveis relacionadas ao peso corporal de adolescentes. Foi realizado um estudo piloto de intervenção de oito semanas com duração de 60 minutos por sessão, com uso dos exergames. Participaram do estudo oito escolares, com média de idade de 11,5±0,5 anos. Medidas antropométricas antes e após a intervenção foram realizadas. Utilizou-se a estatística descritiva e o teste t pareado, no SPSS 20.0 com nível de significância de p<0,05. Observou-se que houve diferença estatisticamente significativa somente na circunferência de cintura (cm) com redução de 2,8 cm (p = 0,028). As demais variáveis analisadas não foram diferentes. O estudo piloto de uma intervenção de oito semanas com videogames ativos demonstrou possibilidade de redução de medidas antropométricas, tais como a circunferência de cintura dos adolescentes. Sugere-se que novos estudos com exergames tenham enfoque neste desfecho em um período mais longo de intervenção e/ou com maior número de sessões durante a semana.

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Biografia do Autor

Catiana Leila Possamai Romanzini, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina

Departamento de Educação Física da UEL

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Associado UEM/UEL em Educação Física

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Publicado

26.11.2018

Como Citar

ROMANZINI, C. L. P.; PAVANELLO, B. L. L.; IAROSZ, K. C.; PIRES, V. Z. Intervenção para o controle do peso corporal de adolescentes, utilizando videogames ativos: um estudo piloto. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 16, n. 2, p. 51–55, 2018. DOI: 10.36453/2318-5104.2018.v16.n2.p51. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/19103. Acesso em: 29 mar. 2024.