Inclusão de pessoas com deficiência na educação física escolar: um desafio possível ou utopia?

Autores

  • Leonardo Tavares Martins Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)
  • Rubens Venditti Junior Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP) Campus de Bauru https://orcid.org/0000-0003-0341-2767
  • Ivan Wallan Tertuliano Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)
  • Adriana Noda Brum Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)
  • Mailla Evangelista Lima Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)
  • Thiago Camargo Alves Rocha Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n2.p185

Palavras-chave:

Educação Física, Inclusão escolar, Formação Profissional

Resumo

Objetivo: Identificar relações entre formação universitária e as habilidades docentes necessárias para o êxito da inclusão de crianças com deficiência na Educação Física Escolar (EFE), mais especificamente no ensino básico (Ensino Fundamental e Médio) e compreender se os professores de EFE estão preparados para atuar com pessoas com deficiência (PCD’s). Métodos: A pesquisa foi desenvolvida a partir da aplicação de um questionário semiestruturado de sete questões (quatro fechadas e três abertas), respondido por 32 professores do Ensino Fundamental e Médio, de 15 escolas da Cidade de São Paulo. Resultados: Os resultados mostram que dentre os entrevistados, apenas 31,2% dos professores deixam o ensino superior sentindo-se preparados para enfrentar a realidade inclusiva, considerando a formação acadêmica suficiente para sua atuação. Os maiores desafios destacados pelos professores atuantes com alunos PCD´s foram: falta de conhecimento e conceitos; infraestrutura; frustração dos alunos; motivação do grupo de educadores e preconceito quanto a pessoa com deficiência (PCD). Esta informação e o primeiro item destacado trazem dados aparentemente contraditórios, pois 78% dos professores mencionaram ter tido aulas com o conteúdo de Educação Física Adaptada (EFA) e, mesmo assim, indicam não dominarem o conteúdo sobre a forma de se trabalhar a inclusão e aplicá-la efetivamente na atuação escolar. Conclusão: Os resultados levam a concluir acerca da necessidade de se repensar a formação dos profissionais de educação física atuantes na rede regular de ensino, para que esses, de forma vantajosa e positiva, trabalhem a inclusão e participação de alunos PCD´s efetivamente na EFE, desde a formação acadêmica adequada até estratégias de formação continuada e atualizações profissionais durante a carreira educacional.

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Biografia do Autor

Leonardo Tavares Martins, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)

Curso de Educação Física

Rubens Venditti Junior, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP) Campus de Bauru

Faculdade de Ciências, Departamento de Educação Física (FC-DEF).

Ivan Wallan Tertuliano, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)

Curso de Educação Física

Adriana Noda Brum, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)

Curso de Educação Física

 

 

Mailla Evangelista Lima, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)

Curso de Educação Física- UNASP/SP

Thiago Camargo Alves Rocha, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)

Curso de Educação Física- UNASP/SP

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Publicado

30.06.2019

Como Citar

MARTINS, L. T.; VENDITTI JUNIOR, R.; TERTULIANO, I. W.; BRUM, A. N.; LIMA, M. E.; ROCHA, T. C. A. Inclusão de pessoas com deficiência na educação física escolar: um desafio possível ou utopia?. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 2, p. 185–192, 2019. DOI: 10.36453/2318-5104.2019.v17.n2.p185. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/19766. Acesso em: 8 out. 2024.