Satisfação no trabalho de professores de educação física da educação básica da Grande Florianópolis (Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p159Palavras-chave:
Satisfação no Emprego, Docentes, Capacitação em Serviço. Educação Física. SUS.Resumo
Objetivo: Analisar a satisfação no trabalho, considerando o vínculo empregatício, o tempo de serviço na rede estadual de ensino e os ciclos de desenvolvimento profissional, de professores de Educação Física. Métodos: A amostra foi constituída por 140 docentes vinculados à Coordenadoria Regional de Educação da Grande Florianópolis, Brasil. Na coleta de dados, utilizou-se a Escala de Avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho Percebida por Professores de Educação Física do Ensino Fundamental e Médio e um questionário sociodemográfico. No tratamento estatístico, empregou-se análise descritiva (frequência relativa e absoluta, mediana, primeiro e terceiro quartil) e inferencial (Qui-quadrado para grupo único com referência de 50,0% para os grupos e teste Prova U de Mann-Whitney). Resultados: As informações obtidas revelaram que, na dimensão condições de trabalho, os professores efetivos se encontravam mais insatisfeitos. Além disso, na dimensão trabalho e espaço total de vida os professores com quatro a 10 anos de atuação na rede de ensino se mostraram insatisfeitos, enquanto docentes com 11 anos ou mais de atuação estavam satisfeitos. Os ciclos de desenvolvimento profissional não apresentaram diferenças estatísticas em relação às dimensões da satisfação no trabalho. Conclusão: A satisfação no trabalho de professores de Educação Física está associada ao vínculo empregatício e ao tempo de serviço na rede estadual, mas não está associada aos ciclos de desenvolvimento profissional docente.
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