Carreiras profissionais em academias de porto alegre: uma análise da percepção de estudantes e profissionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n2.p123
Agências de fomento

Palavras-chave:

Percepção, Carreiras profissionais, Academias, Porto Alegre.

Resumo

Objetivo: O objetivo foi analisar como as carreiras nas Academias, segundo a percepção de estudantes/estagiários e de profissionais sobre realidades e expectativas, mobilizam ou articulam contratos com a empresa ou com a própria pessoa. Foi realizado um estudo qualitativo de delineamento exploratório. Métodos: Participaram do estudo 10 profissionais/estudantes vinculados a Academias da cidade de Porto Alegre, através de entrevista semiestruturada. O conteúdo das entrevistas foi analisado a partir de um exercício de redução textual, produção de categorias e subcategorias. Resultados: As categorias emergentes foram: a desvalorização e a instabilidade das relações; a presença dos estagiários atuando como profissionais; trajetórias de carreira profissional em academia; esforços auto iniciados de desenvolvimento de competências; trabalho em academias e desenvolvimento de redes de oportunidades. Conclusão: Nossa conclusão indica que, apesar de notarmos a percepção da importância de esforços auto iniciados, isto é, de situações nas quais os professores/estudantes entrevistados demonstram certa autonomia para decidirem sobre suas carreiras, não nos foi possível afirmar que tal percepção ignore a relevância dos programas e estruturas que as Academias oferecem e materializam. 

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Biografia do Autor

Mauro Myskiw, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Licenciado em Educação Física (UNIOESTE), Mestre em Ciência do Movimento Humano (UFSM), Mestre em Administração (UFSM), Doutor em Ciências do Movimento Humano (UFRGS).

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Publicado

23.09.2019

Como Citar

MYSKIW, M.; MANFRO, P. X. Carreiras profissionais em academias de porto alegre: uma análise da percepção de estudantes e profissionais. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 2, p. 123–131, 2019. DOI: 10.36453/2318-5104.2019.v17.n2.p123. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/22026. Acesso em: 8 out. 2024.