Professores(as)-pesquisadores(as) de educação física na educação básica: idiossincrasias e fomento à formação na região metropolitana de Fortaleza
DOI:
https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n2.p143Palavras-chave:
pesquisa colaborativa, formação de professores(as), educação física escolarResumo
Introdução: Investigamos as características dos processos formativos de três docentes e os motivos subjacentes à sua mobilização como professores(as) que se preocupam em pesquisar. Objetivo: O objetivo de nossa investigação é compreender as idiossincrasias desses(as) professores(as)-pesquisadores(as), que investigam suas próprias práticas educativas na educação básica, na área da educação física na cidade de Fortaleza e na região metropolitana. Métodos: O nosso estudo é fundamentado em uma pesquisa qualitativa com a colaboração de professores(as) de educação física de escolas públicas da rede estadual de educação básica de Fortaleza. A pesquisa colaborativa foi realizada com uma professora e dois professores ao longo de um ano e meio. Resultados: Temos como principal resultado da pesquisa, o engajamento efetivo dos(as) professores(as) com as suas práticas educacionais. Portanto, a responsabilidade com os processos de ensino está associada aos modos de investigação realizados pelos(as) docentes. Conclusão: Consideramos que o envolvimento com projetos e também com grupos de estudos das universidades, tanto durante a graduação quanto na pós-graduação, tornam o trabalho de cada professor(a) diferenciado em termos (auto)formativos.
Downloads
Referências
ARNOSTI, R. P.; BENITES, L. C.; SOUZA NETO, S. Do direito à ternura à pedagogia do amor: um estudo sobre a identidade do professor em sua dimensão (sócio-)afetiva. Relatório de iniciação científica: CNPq, nº 800123/2011-5. Rio Claro: Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, 2011.
BETTI, M. Educação física escolar: ensino e pesquisa-ação. Ijuí: Unijuí, 2009.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: educação física. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/fisica.pdf>. Acessado em: 24 de junho de 2019.
CONCEIÇÃO, W. L. Histórias de vidas que se unem: a professora, o professor e os [elos com os] jovens infratores. 2017. 136f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas-SP, 2017.
COSTA, L. C. A.; NASCIMENTO, J. V. O “bom” professor de educação física: possibilidades para a competência profissional. Journal of Physical Education, Maringá, v. 20, n. 1, p. 17-24, 2009.
CUNHA, M. I. O bom professor e sua prática. Campinas: Papirus, 1989.
FAGUNDES, T. B. Os conceitos de professor pesquisador e professor reflexivo: perspectivas do trabalho docente. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 21, n. 65, p. 281-98, 2016.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GALVÃO, Z. Educação física escolar: a prática do bom professor. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 65-72, 2002.
GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-79, 2010.
IZA, D. F. V.; BENITES, L. C.; SANCHES NETO, L.; CYRINO, M.; ANANIAS, E. V.; ARNOSTI, R. P.; SOUZA NETO, S. Identidade docente: as várias faces da constituição do ser professor. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 8, n. 2, p. 273-92, 2014.
IZA, D. F. V.; SOUZA NETO, S. Por uma revolução na prática de ensino: o estágio curricular supervisionado. Curitiba: CRV, 2015.
KUNZ, E.; TREBELS, A. H. Educação física crítico-emancipatória. Ijuí: Unijuí, 2006.
LÜDKE, M. O professor, seu saber e sua pesquisa. Educação & Sociedade, Campinas, v. 22, n. 74, p. 251-83, 2001.
MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
MOCKLER, N. Beyond ‘what works’: understanding teacher identity as a practical and political tool. Teachers and Teaching: Theory and Practice, London, v. 17, n. 5, p. 517-28, 2011.
NÓVOA, A. (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
OLIVEIRA, A. T. C.; INOUE, G. P.; SANCHES NETO, L. Processos formativos colaborativos na educação física escolar: complexidade e sistematização. Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 1609, 2017.
PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote, 1993.
RANGEL-BETTI, I. C.; GALVÃO, Z. Ensino reflexivo em uma experiência no ensino superior em educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 22, n. 3, p. 106-16, 2001.
SAMPAIO, J. M. F.; NASCIMENTO, P. R. B. Possibilidades didáticas nas aulas de educação física: o conteúdo “exercício físico e saúde” no ensino médio. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 16, n. 2, p. 1-6, 2018.
SANCHES NETO, L.; SOUZA NETO, S.; BETTI, M. Teachers-researchers: between what they think and what they do. In: XVI Biennial Conference of the International Study Association on Teachers and Teaching. Anais... Braga: Universidade do Minho, 2011, p. 469-480.
SCHÖN, D. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992, p. 77-91.
SCHÖN, D. The reflective practitioner. Nova York: Basic Books, 1983.
STENHOUSE, L. An introduction to curriculum research and development. Heinemann: Pearson, 1975.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2012.
VENÂNCIO, L.; SANCHES NETO, L.; BETTI, M. Perspectivas da pesquisa-ação na educação física escolar: indícios a partir de programas de pós-graduação. Estreiadialogos, Braga, v. 3, n. 1, p. 123-40, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Direitor Autorais Partilhados
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais permitem descarregar, compartilhar, copiar, distribuir, adaptar, transformar, exibir, reproduzir a totalidade ou partes do artigo para qualquer propósito legal, desde que não tenha fins lucrativos e seja citada a fonte.
Informamos que todo o conteúdo do texto publicado, e dos seus possíveis erros ortográficos e gramaticais, é de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo ao Caderno de Educação Física e Esporte, ou aos nossos Avaliadores Ad Hoc, por qualquer implicação legal ou por eventual negligência à língua portuguesa ou à estrangeira.