Aproximações e distanciamentos entre concepções de ensino-aprendizagem-treinamento dos jogos esportivos coletivos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n1.p125

Palavras-chave:

Esporte, Metodologia, Pedagogia.

Resumo


OBJETIVO: Objetivou-se identificar aproximações e distanciamentos entre concepções de ensino-aprendizagem-treinamento dos jogos esportivos coletivos. MÉTODOS: Metodologicamente utilizou-se de pesquisa teórica, interpretando e comparando diferentes concepções. RESULTADOS: Identificou-se que se busca uma superação do mecanicismo, especialmente a partir de processos de ensino-aprendizagem-treinamento que adotam um caráter estruturalista e fenomenológico, operacionalizados a partir de jogos condicionados e exercícios situacionais, sequenciados em séries de jogos e estruturas funcionais. CONCLUSÃO: Apesar de apresentarem diferentes nomenclaturas e de se basearem em distintos pressupostos teóricos, as concepções têm tendido a se mostrarem mais integrativas do que autoafirmativas. ABSTRACT. Approximations and distances between teaching-learning-training conceptions of collective sport games. OBJECTIVE: The objective was to identify approximations and distances between teaching-learning-training conceptions of collective sports games. METHODS: Methodologically it was used theoretical research, interpreting and comparing different conceptions. RESULTS: It was identified that an overcoming of the mechanism is sought, especially from teaching-learning-training processes that adopt a structuralist and phenomenological character, operationalized from conditioned games and situational exercises, sequenced in games series and functional structures. CONCLUSION: Despite having different nomenclatures and based on different theoretical assumptions, conceptions have tended to be more integrative than self-affirmative'.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Canan, Universidade Estadual do Oeste do Parana (Unioeste)

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela PUC-PR (2002), graduação em Direito pela UNIPAR (2015), especialização em Administração Esportiva pela UFPR (2003), especialização em Fisiologia do Exercício pela UGF (2004), mestrado em Educação Física pela UFPR (2008) e doutorado em Educação Física pela UEM (2018). É Professor do curso de Educação Física da UNIOESTE, Secretário Estadual do CBCE-PR (gestão 2018-2019) e membro do Comitê Científico do GTT de Políticas Públicas do CBCE.

Douglas dos Santos Taborda, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Bacharel e Licenciado em Educação Física pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2010). Mestre em EDUCAÇÃO FÍSICA pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). Atua como professor de Ensino Superior (Regimes Presencial e EaD) nas áreas da Educação Física e Saúde. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Pedagogia do Esporte e Treinamento Esportivo, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, pedagogia do esporte, treinamento esportivo e Atividades Físicas de Aventura na Natureza (AFAN´s). Professor Colaborador do Setor de Ciências Biológicas e da Saúde - SEBISA/ Departamento de Educação Física/DEDUFIS vinculado aos Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física da UEPG/PR. Técnico de Basquetebol Universitário UEPG/2019.

Arestides Pereira da Silva Júnior, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Possui graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado), pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2002-2003); Especialização em Atividade Física direcionada à Promoção da Saúde, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2004); Mestrado em Educação Física, pela Universidade São Judas Tadeu (2007) e doutorado em Educação Física no Programa de Pós-graduação Associado UEM/UEL (2016). É professor efetivo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, coordenador do curso de Educação Física - Licenciatura, Campus Marechal Cândido Rondon. Atualmente, os seus estudos são voltados: Formação Profissional em Educação Física; Educação Física Escolar; e Políticas Públicas de Esporte.

Referências

ALBERTI, H.; ROTHENBERG, L. Ensino de jogos esportivos. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico; 1984.

BAYER, C. O ensino dos desportos colectivos. Lisboa: Dinalivro; 1994.

CARVALHO, A. Concepções didáctico-metodológicas para o ensino / treino dos JDC/futebol. Treino Desportivo, Lisboa, n. 21, p. 52-55, 2003.

DEMO, P. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas; 2000.

DIETRICH, K.; DÜRRWÄCHTER, G.; SCHALLER, H. Os grandes jogos – metodologia e prática. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico; 1984.

GARGANTA, J. O ensino dos jogos desportivos colectivos. Perspectivas e tendências. Movimento, Porto Alegre, v. 4, n. 8, p. 19-27, 1998a.

GARGANTA, J. Para uma teoria dos jogos desportivos colectivos. In: GRAÇA, A.; OLIVEIRA, J. (Ed.). O ensino dos jogos desportivos. 3 ed. Porto: Universidade do Porto; 1998b. p. 11-26.

GRECO, P. Revisão da metodologia aplicada ao ensino-aprendizagem dos jogos esportivos coletivos. In: GRECO, P.; BENDA, R. (Org.). Iniciação esportiva universal – 2. Metodologia da iniciação na escola e no clube. Belo Horizonte: Ed. UFMG; 1998. p. 39-56.

GRECO, P.; SILVA, C.; PRAÇA, G.; MORALES, J.; ABURACHID, L.; SILVA, S. O ensino-aprendizado-treinamento dos jogos esportivos: aprendizado incidental, ensino intencional. In: REMONTE, J.; POLITO, L. (Org.). Educação física escolar e esporte de alto rendimento: dá jogo? São Paulo: Fontoura, 2018. p. 161-194

GRECO, P. Treinamento tático nos esportes. In: SAMULSKI, D.; MENZEL, H.; PRADO, L. (Ed.). Treinamento Esportivo. São Paulo: Manole, 2013. p. 249-282.

MESQUITA, I.; GRAÇA, A. Modelos de ensino dos jogos desportivos. In: TANI, G.; BENTO, J.; PETERSEN, R. (Org.). Pedagogia do desporto. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2006. p. 269-283.

SCAGLIA, A. O futebol e as brincadeiras de bola – a família de jogos de bola com os pés. São Paulo: Phorte, 2011.

XAVIER, T. Métodos de ensino em educação física. São Paulo: Manole; 1986.

Downloads

Publicado

30-12-2019

Como Citar

CANAN, F.; TABORDA, D. dos S.; SILVA JÚNIOR, A. P. da. Aproximações e distanciamentos entre concepções de ensino-aprendizagem-treinamento dos jogos esportivos coletivos. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 18, n. 1, p. 125–132, 2019. DOI: 10.36453/2318-5104.2020.v18.n1.p125. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/23334. Acesso em: 27 nov. 2021.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>