Aproximações e distanciamentos entre concepções de ensino-aprendizagem-treinamento dos jogos esportivos coletivos
DOI:
https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n1.p125Palavras-chave:
Esporte, Metodologia, Pedagogia.Resumo
OBJETIVO: Objetivou-se identificar aproximações e distanciamentos entre concepções de ensino-aprendizagem-treinamento dos jogos esportivos coletivos. MÉTODOS: Metodologicamente utilizou-se de pesquisa teórica, interpretando e comparando diferentes concepções. RESULTADOS: Identificou-se que se busca uma superação do mecanicismo, especialmente a partir de processos de ensino-aprendizagem-treinamento que adotam um caráter estruturalista e fenomenológico, operacionalizados a partir de jogos condicionados e exercícios situacionais, sequenciados em séries de jogos e estruturas funcionais. CONCLUSÃO: Apesar de apresentarem diferentes nomenclaturas e de se basearem em distintos pressupostos teóricos, as concepções tendem a se mostrarem mais integrativas do que autoafirmativas.
Downloads
Referências
ALBERTI, H.; ROTHENBERG, L. Ensino de jogos esportivos. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico; 1984.
BAYER, C. O ensino dos desportos colectivos. Lisboa: Dinalivro; 1994.
CARVALHO, A. Concepções didáctico-metodológicas para o ensino / treino dos JDC/futebol. Treino Desportivo, Lisboa, n. 21, p. 52-55, 2003.
DEMO, P. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas; 2000.
DIETRICH, K.; DÜRRWÄCHTER, G.; SCHALLER, H. Os grandes jogos – metodologia e prática. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico; 1984.
GARGANTA, J. O ensino dos jogos desportivos colectivos. Perspectivas e tendências. Movimento, Porto Alegre, v. 4, n. 8, p. 19-27, 1998a.
GARGANTA, J. Para uma teoria dos jogos desportivos colectivos. In: GRAÇA, A.; OLIVEIRA, J. (Ed.). O ensino dos jogos desportivos. 3 ed. Porto: Universidade do Porto; 1998b. p. 11-26.
GRECO, P. Revisão da metodologia aplicada ao ensino-aprendizagem dos jogos esportivos coletivos. In: GRECO, P.; BENDA, R. (Org.). Iniciação esportiva universal – 2. Metodologia da iniciação na escola e no clube. Belo Horizonte: Ed. UFMG; 1998. p. 39-56.
GRECO, P.; SILVA, C.; PRAÇA, G.; MORALES, J.; ABURACHID, L.; SILVA, S. O ensino-aprendizado-treinamento dos jogos esportivos: aprendizado incidental, ensino intencional. In: REMONTE, J.; POLITO, L. (Org.). Educação física escolar e esporte de alto rendimento: dá jogo? São Paulo: Fontoura, 2018. p. 161-194
GRECO, P. Treinamento tático nos esportes. In: SAMULSKI, D.; MENZEL, H.; PRADO, L. (Ed.). Treinamento Esportivo. São Paulo: Manole, 2013. p. 249-282.
MESQUITA, I.; GRAÇA, A. Modelos de ensino dos jogos desportivos. In: TANI, G.; BENTO, J.; PETERSEN, R. (Org.). Pedagogia do desporto. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2006. p. 269-283.
SCAGLIA, A. O futebol e as brincadeiras de bola – a família de jogos de bola com os pés. São Paulo: Phorte, 2011.
XAVIER, T. Métodos de ensino em educação física. São Paulo: Manole; 1986.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Direitor Autorais Partilhados
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais permitem descarregar, compartilhar, copiar, distribuir, adaptar, transformar, exibir, reproduzir a totalidade ou partes do artigo para qualquer propósito legal, desde que não tenha fins lucrativos e seja citada a fonte.
Informamos que todo o conteúdo do texto publicado, e dos seus possíveis erros ortográficos e gramaticais, é de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo ao Caderno de Educação Física e Esporte, ou aos nossos Avaliadores Ad Hoc, por qualquer implicação legal ou por eventual negligência à língua portuguesa ou à estrangeira.