Ginástica para todos: estado da arte dos artigos publicados em periódicos brasileiros no período de 1980 a 2018

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n1.p35

Palavras-chave:

Ginástica para Todos, Produção do conhecimento, Estado da arte.

Resumo

OBJETIVO: Esta pesquisa tem como objetivo analisar os artigos sobre Ginástica para Todos publicados em periódicos brasileiros no período de 1980 a 2018. MÉTODOS: Este estudo bibliográfico é constituído como um estado da arte. Na análise dos dados, destacamos o quantitativo de publicações em cada ano do período selecionado, as temáticas abordadas nas produções e as referências mais utilizadas. RESULTADOS: No levantamento, foram encontrados 34 artigos publicados em 12 periódicos. A Conexões foi a revista com mais artigos disponíveis sobre Ginástica para Todos; e a maior parte da produção existente se caracteriza por estudos voltados para as categorias temáticas Escola e Formação Profissional. CONCLUSÃO: Nesta pesquisa indicamos um cenário brasileiro ainda escasso de publicação de artigos sobre Ginástica para Todos, e das publicações mapeadas a maioria demonstram interesse em difundir a modalidade na escola e na formação do professor de Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Welison Alan Gonçalves Andrade, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduado no curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pará (UFPA) no ano de 2018. Bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX - PROEX/UFPA) entre 2018 e 2019; Bolsista no Programa de Incentivo à Docência na Educação Básica (PIBID - FEF/UFPA) no ano de 2017; e bolsista na Coordenação de Pesquisa e Extensão (COPEX) da Escola de Aplicação da UFPA (EA-UFPA) entre 2016 e 2017.

Céres Cemírames de Carvalho Macias, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará no Programa de Pós-Graduação em Educação (2011). Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (1990). Atualmente é professora da Escola de Aplicação e da Universidade Federal do Pará , atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Básica, Formação de professores, currículo, corpo e ginástica rítmica .

Referências

ACACIO, M. G. S.; VENDITTI JUNIOR, R. Atividades expressivas inclusivas: um relato de experiência sobre o ensino da ginástica para todos no âmbito escolar. Cadernos de Formação RBCE, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 55-68, 2016.

ARTUSI, M. Diagnóstico dos principais eventos de ginástica geral. 2008. 228f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, 2008.

AYOUB, E. Ginástica geral e educação física escolar. 3. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2013.

BETTI, M. Educação Física como prática científica e prática pedagógica: reflexões à luz da filosofia da ciência. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 183-97, 2005.

BEZERRA, L. A.; GENTIL, R. N.; FARIAS, G. O. A ginástica para todos na formação inicial: do contexto histórico a produção do conhecimento. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 3, p. 739-51, 2015.

BOSCATTO, J. D.; DARIDO, S. C. Currículo e Educação Física escolar: análise do estado da arte em periódicos nacionais. Journal of Physical Education, Maringá, v. 28, n. 1, p. 1-16, 2017.

FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, São Paulo, v. 23, n. 79, p. 257-272, 2002.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

IMPOLCELTTO, F. M.; DARIDO, S. C. O “estado da arte” do voleibol e do voleibol na escola. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v. 24, n. 4, p. 175-86, 2016.

KAUFFMAN, A. P.; BROCH, C.; PIZANI, J.; TEIXEIRA, F. C.; BARBOSA-RINALDI, I. P. A produção do conhecimento em ginástica para todos: uma análise em teses e dissertações de 1980 a 2012. Conexões, Campinas, v. 14, n. 3, p. 3-22, 2016.

LIMA, L. B. Q.; MURBACH, M. A.; BORTOLETO, M. A. C.; NUNOMURA, M.; SHIAVON, L. M. A produção acadêmica em ginástica na pós-graduação em educação física das universidades estaduais de São Paulo. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v. 24, n. 1, p. 52-68, 2016.

MAYEDA, S. Uma proposta de ginástica geral para deficientes físicos. Movimento & Percepção, Espírito Santo de Pinhal, v. 4, n. 4/5, p. 55-73, 2004.

MESSINA, G. Investigación en o investigación acerca de la formación docente: un estado del arte en los noventa. Revista Iberoamericana de Educación, Santiago, v. 1, n. 19, p. 145-207, 1999.

OLIVEIRA, D. C.; MARRONI, P. C. T. Ginástica geral: funcional ou contrafuncional? Conexões, Campinas, v. 10, n. esp, p. 162-78, 2012.

OLIVEIRA, N. R. C.; LOURDES, L. F. C. Ginástica geral na escola: uma proposta metodológica. Pensar a Prática, Goiânia, v. 7, n. 2, p. 221-30, 2004.

PATRÍCIO, T. L.; BORTOLETO, M. A. C.; CARBINATO, M. V. Festivais de ginástica no mundo e no Brasil: reflexões gerais. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 30, n. 1, p. 199-216, 2016.

REIS, S. G. O.; GIANNASI-KAIMEN, M. J. A transição do periódico científico tradicional para o eletrônico na avaliação de pesquisadores. Revista Cesumar, Maringá, v. 12, n. 2, p. 251-73, 2007.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, 2006.

ROSA S.; LETA J. Tendências atuais da pesquisa brasileira em educação física. Parte 2: a heterogeneidade epistemológica nos programas de pós-graduação. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 7-18, 2011.

SAMPAIO, T. M. V. Desafios e perspectivas para a divulgação da pesquisa em educação física: um processo de construção. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 36, n. 4, p. 733-9, 2014.

SANTOS, J. C. E. Ginástica geral: elaboração de coreografias, organização de festivais. São Paulo: Fontoura, 2001.

SARGI, A. A. TEIXEIRA, F. C.; TEIXEIRA, R. T. S.; BROCH, C.; BARBOSA-RINALDI, I. P. A ginástica para todos na formação profissional em educação física: contribuições a partir da extensão universitária. Corpoconsciência, Cuiabá, v. 19, n. 3, p. 11-21, 2015.

SILVA, D. O.; COSTA, C. R.; PIZANI, J.; BARBOSA-RINALDI, I. P. O estado da arte da ginástica nos Anais do Fórum Internacional de ginástica geral de 2001 a 2012. Conexões, Campinas, v. 13, n. esp., p. 211-29, 2015.

SILVA, R. A.; LUNARDELLO, L. F. A.; OLIVEIRA, G. L. de; OLIVEIRA, T. A. P. de; VALENTIM-SILVA, J. R. Ginástica geral pode melhorar a marcha e a capacidade cardiovascular de idosos. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, São Paulo, v. 22, n. 4, , p. 306-10, 2016.

SILVA, T. E. D.; ZYLBERBERG, T. P. Possibilidades de inserção da cultura popular da região norte do brasil em coreografias de ginástica para todos. Conexões, Campinas, v. 14, n. 4, p. 47-75, 2016.

SOARES, C. L.; TAFFAREL, C. N. Z.; VARJAL, E.; CASTELLANI FILHO, L.; ESCOBAR, M. O.; BRACHT, V. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 2012.

SOARES, M. B.; MACIEL, F. Alfabetização. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Comitê dos Produtores da Informação Educacional. Brasília: Coordenação-Geral de Difusão de Informações Educacionais, 2000.

SOUZA, E. P. M. Ginástica geral: experiências e reflexões. São Paulo: Phorte, 2008.

SOUZA, E. P. M. Ginástica geral: uma área de conhecimento da educação física. 1997. 163f. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1997.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1985.

Downloads

Publicado

18.03.2020

Como Citar

ANDRADE, W. A. G.; MACIAS, C. C. de C. Ginástica para todos: estado da arte dos artigos publicados em periódicos brasileiros no período de 1980 a 2018. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 18, n. 1, p. 35–40, 2020. DOI: 10.36453/2318-5104.2020.v18.n1.p35. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/23590. Acesso em: 18 abr. 2024.