Ginástica para todos: estado da arte dos artigos publicados em periódicos brasileiros no período de 1980 a 2018
DOI:
https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n1.p35Palavras-chave:
Ginástica para Todos, Produção do conhecimento, Estado da arte.Resumo
OBJETIVO: Esta pesquisa tem como objetivo analisar os artigos sobre Ginástica para Todos publicados em periódicos brasileiros no período de 1980 a 2018. MÉTODOS: Este estudo bibliográfico é constituído como um estado da arte. Na análise dos dados, destacamos o quantitativo de publicações em cada ano do período selecionado, as temáticas abordadas nas produções e as referências mais utilizadas. RESULTADOS: No levantamento, foram encontrados 34 artigos publicados em 12 periódicos. A Conexões foi a revista com mais artigos disponíveis sobre Ginástica para Todos; e a maior parte da produção existente se caracteriza por estudos voltados para as categorias temáticas Escola e Formação Profissional. CONCLUSÃO: Nesta pesquisa indicamos um cenário brasileiro ainda escasso de publicação de artigos sobre Ginástica para Todos, e das publicações mapeadas a maioria demonstram interesse em difundir a modalidade na escola e na formação do professor de Educação Física.
Downloads
Referências
ACACIO, M. G. S.; VENDITTI JUNIOR, R. Atividades expressivas inclusivas: um relato de experiência sobre o ensino da ginástica para todos no âmbito escolar. Cadernos de Formação RBCE, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 55-68, 2016.
ARTUSI, M. Diagnóstico dos principais eventos de ginástica geral. 2008. 228f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, 2008.
AYOUB, E. Ginástica geral e educação física escolar. 3. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2013.
BETTI, M. Educação Física como prática científica e prática pedagógica: reflexões à luz da filosofia da ciência. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 183-97, 2005.
BEZERRA, L. A.; GENTIL, R. N.; FARIAS, G. O. A ginástica para todos na formação inicial: do contexto histórico a produção do conhecimento. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 3, p. 739-51, 2015.
BOSCATTO, J. D.; DARIDO, S. C. Currículo e Educação Física escolar: análise do estado da arte em periódicos nacionais. Journal of Physical Education, Maringá, v. 28, n. 1, p. 1-16, 2017.
FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, São Paulo, v. 23, n. 79, p. 257-272, 2002.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
IMPOLCELTTO, F. M.; DARIDO, S. C. O “estado da arte” do voleibol e do voleibol na escola. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v. 24, n. 4, p. 175-86, 2016.
KAUFFMAN, A. P.; BROCH, C.; PIZANI, J.; TEIXEIRA, F. C.; BARBOSA-RINALDI, I. P. A produção do conhecimento em ginástica para todos: uma análise em teses e dissertações de 1980 a 2012. Conexões, Campinas, v. 14, n. 3, p. 3-22, 2016.
LIMA, L. B. Q.; MURBACH, M. A.; BORTOLETO, M. A. C.; NUNOMURA, M.; SHIAVON, L. M. A produção acadêmica em ginástica na pós-graduação em educação física das universidades estaduais de São Paulo. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v. 24, n. 1, p. 52-68, 2016.
MAYEDA, S. Uma proposta de ginástica geral para deficientes físicos. Movimento & Percepção, Espírito Santo de Pinhal, v. 4, n. 4/5, p. 55-73, 2004.
MESSINA, G. Investigación en o investigación acerca de la formación docente: un estado del arte en los noventa. Revista Iberoamericana de Educación, Santiago, v. 1, n. 19, p. 145-207, 1999.
OLIVEIRA, D. C.; MARRONI, P. C. T. Ginástica geral: funcional ou contrafuncional? Conexões, Campinas, v. 10, n. esp, p. 162-78, 2012.
OLIVEIRA, N. R. C.; LOURDES, L. F. C. Ginástica geral na escola: uma proposta metodológica. Pensar a Prática, Goiânia, v. 7, n. 2, p. 221-30, 2004.
PATRÍCIO, T. L.; BORTOLETO, M. A. C.; CARBINATO, M. V. Festivais de ginástica no mundo e no Brasil: reflexões gerais. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 30, n. 1, p. 199-216, 2016.
REIS, S. G. O.; GIANNASI-KAIMEN, M. J. A transição do periódico científico tradicional para o eletrônico na avaliação de pesquisadores. Revista Cesumar, Maringá, v. 12, n. 2, p. 251-73, 2007.
ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, 2006.
ROSA S.; LETA J. Tendências atuais da pesquisa brasileira em educação física. Parte 2: a heterogeneidade epistemológica nos programas de pós-graduação. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 7-18, 2011.
SAMPAIO, T. M. V. Desafios e perspectivas para a divulgação da pesquisa em educação física: um processo de construção. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 36, n. 4, p. 733-9, 2014.
SANTOS, J. C. E. Ginástica geral: elaboração de coreografias, organização de festivais. São Paulo: Fontoura, 2001.
SARGI, A. A. TEIXEIRA, F. C.; TEIXEIRA, R. T. S.; BROCH, C.; BARBOSA-RINALDI, I. P. A ginástica para todos na formação profissional em educação física: contribuições a partir da extensão universitária. Corpoconsciência, Cuiabá, v. 19, n. 3, p. 11-21, 2015.
SILVA, D. O.; COSTA, C. R.; PIZANI, J.; BARBOSA-RINALDI, I. P. O estado da arte da ginástica nos Anais do Fórum Internacional de ginástica geral de 2001 a 2012. Conexões, Campinas, v. 13, n. esp., p. 211-29, 2015.
SILVA, R. A.; LUNARDELLO, L. F. A.; OLIVEIRA, G. L. de; OLIVEIRA, T. A. P. de; VALENTIM-SILVA, J. R. Ginástica geral pode melhorar a marcha e a capacidade cardiovascular de idosos. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, São Paulo, v. 22, n. 4, , p. 306-10, 2016.
SILVA, T. E. D.; ZYLBERBERG, T. P. Possibilidades de inserção da cultura popular da região norte do brasil em coreografias de ginástica para todos. Conexões, Campinas, v. 14, n. 4, p. 47-75, 2016.
SOARES, C. L.; TAFFAREL, C. N. Z.; VARJAL, E.; CASTELLANI FILHO, L.; ESCOBAR, M. O.; BRACHT, V. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 2012.
SOARES, M. B.; MACIEL, F. Alfabetização. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Comitê dos Produtores da Informação Educacional. Brasília: Coordenação-Geral de Difusão de Informações Educacionais, 2000.
SOUZA, E. P. M. Ginástica geral: experiências e reflexões. São Paulo: Phorte, 2008.
SOUZA, E. P. M. Ginástica geral: uma área de conhecimento da educação física. 1997. 163f. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1997.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1985.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Direitor Autorais Partilhados

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais permitem descarregar, compartilhar, copiar, distribuir, adaptar, transformar, exibir, reproduzir a totalidade ou partes do artigo para qualquer propósito legal, desde que não tenha fins lucrativos e seja citada a fonte.
Informamos que todo o conteúdo do texto publicado, e dos seus possíveis erros ortográficos e gramaticais, é de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo ao Caderno de Educação Física e Esporte, ou aos nossos Avaliadores Ad Hoc, por qualquer implicação legal ou por eventual negligência à língua portuguesa ou à estrangeira.