Educação física escolar sob diferentes olhares: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2009.v8.i15.p21Palavras-chave:
Educação Física Escolar, Objetivos, Finalidades.Resumo
Este estudo teve como objetivo identificar a visão da comunidade escolar (equipe pedagógica, professores e alunos) quanto aos objetivos, importância, finalidades e avaliação da Educação Física escolar. A metodologia utilizada baseou-se na abordagem qualitativa. Através de um estudo de caso, desenvolvido em uma escola da rede municipal de ensino, fez-se a coleta dos dados, com aplicação questionário, composto por questões abertas e fechadas e entrevista semiestruturada, interpretados através da análise de conteúdo. Os resultados obtidos sugerem uma visão restrita para com a Educação Física, sendo ela tida apenas do ponto de vista físico e esportivo. Conclui-se que apesar da comunidade escolar ser ciente quanto à importância da Educação Física para formação do aluno, seus objetivos segundo tal comunidade se restringe apenas ao desenvolvimento físico e práticas esportivas, o que torna todo o processo defasado e contribui para a perda de status e valor da disciplina limitando seu campo se atuação.
Downloads
Referências
ALVES, J. C.; PICH, S. O desinteresse pela educação física escolar e a postura do educador físico. In: Fórum Internacional de Esportes, 2007. Disponível em: . Acesso em: 25 mar. 2009.
ANDRÉ, M. E. D. A. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Líber, 2005.
BELTRAMI, D. M. Dos fins da educação física escolar. Revista da Educação Física, Maringá, v. 12, n. 2, p. 27-33, 2001.
BERESFORD, H.; FONSECA, M. M.; CODEA, J. S. M. T.; CODEA, A. L. B. T. Uma visão sobre o valor da educação física curricular, a partir de perspectivas imaginárias e ideológicas. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 100-112, 2002.
BETTI, M.; ZULIANI, L. R. Educação física escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 73-81, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro081.pdf. Acesso em: 10 jun. 2008.
CARVALHO, F. L. S. F. O papel da educação física escolar representado por professores e professoras de outras disciplinas. Juiz de Fora-MG, 2006. Disponível em: <>. Acesso em: 25 mar. 2009.
CASTELLANI FILHO, L. Política educacional e educação física. Campinas: Autores Associados, 1998.
COSTA, M. B. Refletindo sobre a educação física escolar. Revista Diálogos Possíveis, Bahia, v. 5, n. 1, p. 189-198, 2006.
DAOLIO, J. A ordem e a (des)ordem na educação física brasileira. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 25, n. 1, p. 115-127, 2003.
DARIDO, S. C.; RANGEL-BETTI, I. C. A educação física, a formação dos cidadãos e os parâmetros curriculares nacionais. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 17-32, 2001.
GONZÁLES REY, F. L. Pesquisa qualitativa em psicologia. São Paulo: Pioneira Thomson, 2002.
KORSAKAS, P.; ROSE JÚNIOR, D. Encontros e desencontros entre esporte e educação: uma discussão filosófico-pedagógica. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 83-93, 2002.
PAIM, M. C. C.; BONORINO, S. L. Importância da educação física escolar, na visão de professores da rede pública de Santa Maria. Revista Digital Efdeportes, Buenos Aires, n. 130, 2009. Disponível em: . Acesso em: 14 mar. 2009.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2002.
VAGO, T. M.; CACHORRO, G. Introdução: cultura escolar e educação física. In: BRACHT, V.; CRISÓRIO, R. (Org.). A educação física no Brasil e na Argentina: identidade, desafios e perspectivas. São Paulo: Autores Associados, 2003, p. 191-196.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Direitos Autorais Partilhados

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais permitem descarregar, compartilhar, copiar, distribuir, adaptar, transformar, exibir, reproduzir a totalidade ou partes do artigo para qualquer propósito legal, desde que não tenha fins lucrativos e seja citada a fonte.
Informamos que todo o conteúdo do texto publicado, e dos seus possíveis erros ortográficos e gramaticais, é de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo ao Caderno de Educação Física e Esporte, ou aos nossos Avaliadores Ad Hoc, por qualquer implicação legal ou por eventual negligência à língua portuguesa ou à estrangeira.