Metodologias e estratégias pedagógicas para o ensino das lutas, artes marciais e esportes de combate: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2021191.a26445

Palavras-chave:

Lutas, Esporte de combate, Metodologia, Materiais Didáticos

Resumo

OBJETIVO: O objetivo foi sintetizar as evidências na literatura sobre as estratégias de ensino das lutas e dos esportes de combate.
MÉTODOS: Foi realizada uma busca nas bases de dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) que inclui LILACS, MEDLINE, MEDCARIB, OPAS/OMS, PAHO e WHOLIS; SciELO, EBSCO e Periódicos da CAPES no período entre 2010 e 2020. Para a busca utilizou-se a combinação dos seguintes termos: “Artes Marciais” OR “Esportes de Combate”; “Martial Arts” OR “Combat Sports”. 
RESULTADOS: Os resultados mostraram que 89% dos estudos apontam para estratégias de ensino centradas no aluno, levando em conta os interesses e contextualizando as práticas, de forma lúdica e livre para criar novos movimentos. 
CONCLUSÃO: As lutas e os esportes de combate através de metodologias e estratégias de ensino centradas nos alunos beneficiam o desenvolvimento integral de seus praticantes.

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Biografia do Autor

Maria Gorete Terluk, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), Caçador (SC)

Formação em Educação Física pela Unipan- União Pan Americana de Ensino. Especialização em Educação Especial, atua no ensino básico, técnico e tecnológico.

Ricelli Endrigo Ruppel da Rocha, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), Caçador (SC)

É Doutor em Ciências Biomédicas pelo Instituto Universitário Italiano de Rosário (IUNIR - UFSC) com concentração em Reabilitação, Cinesiologia e Esportes, realizou o Pós Doutorado em Saúde e Trabalho pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), têm Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná com concentração em Fisiologia da Performance, Especialização em atividade física e saúde pela FACEPAL e Especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFPR), Graduado em Educação Física com licenciatura plena pela FACEPAL. É professor e pesquisador do programa de Mestrado acadêmico Interdisciplinar em Desenvolvimento e Sociedade e do Mestrado profissional em Educação Básica da UNIARP, professor do curso de graduação em Medicina da UNIARP e professor do curso de Educação Física da UNOESC. Líder do grupo de pesquisa Interdisciplinar de Estudos em Saúde (GIES) da UNIARP e Líder do Grupo de pesquisa em Treinamento Desportivo (GETED) da UNOESC. É Editor-Chefe da Revista Interdisciplinar de Estudos em Saúde (RIES) com qualis B1. Sua pesquisa, produção técnica e tecnológica estão focadas na fisiologia do exercício aplicado à saúde e ao desempenho físico, epidemiologia com enfase nos fatores determinantes a saúde e qualidade de vida no trabalho.

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Publicado

16.04.2021

Como Citar

TERLUK, M. G.; RUPPEL DA ROCHA, R. E. Metodologias e estratégias pedagógicas para o ensino das lutas, artes marciais e esportes de combate: uma revisão integrativa. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 19, n. 1, p. 49–54, 2021. DOI: 10.36453/cefe.2021191.a26445. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/26445. Acesso em: 25 abr. 2024.