Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire na Educação Física escolar - Relações e possibilidades diante da BNCC
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27411Palabras clave:
Educação, Educação Física, BNCC, Paulo Freire.Resumen
OBJETIVO: Este artigo tem como proposta trazer as possíveis relações e as potenciais possibilidades propostas por Paulo Freire em sua obra Pedagogia da Autonomia para o desenvolvimento de oito dimensões do conhecimento elencadas para a Educação Física na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
MÉTODOS: Valendo-se das recomendações de Freire para a formação progressista dos professores, procuramos associar a prática docente à essência das práticas pedagógicas com vistas ao atingimento dos objetivos relacionados indiretamente às competências da educação básica.
RESULTADOS: Por meio do desenvolvimento dessas dimensões propomos a reflexão sobre a validade das propostas na concepção da educação física como área potencial de desenvolvimento de capacidades vitais à construção do indivíduo histórico-social.
CONCLUSÃO: As reflexões propostas por Paulo Freire em Pedagogia da Autonomia são valiosas na construção das práticas pedagógicas com vistas ao desenvolvimento das oito dimensões do conhecimento elencadas para a Educação Física na BNCC.
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Citas
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