Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Página inicial
Atual
Anteriores
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Declaração de Privacidade
Diretrizes para Autores
Equipe Editorial
Contato
Buscar
Página inicial
Cadastro
Acesso
Início
/
Anteriores
/
v. 19 n. 3 (2021): Caderno de Educação Física e Esporte
v. 19 n. 3 (2021): Caderno de Educação Física e Esporte
Dossiê Educação Física Escolar:
desafios e possibilidades na atualidade
Publicado:
01.09.2021
Apresentação do Dossiê
Educação física escolar: desafios e possibilidades na atualidade
Arestides Pereira da Silva Júnior, Vânia de Fátima Matias de Souza
9-10
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.28632
PDF
Dossiê Educação Física Escolar: desafios e possibilidades na atualidade
Residência Pedagógica espelhada na Residência Médica: formação de professores sob nova perspectiva?
Eduard Angelo Bendrath, Jaqueline Rocha dos Reis
11-17
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.26966
PDF
O lugar da cultura negra, afro-brasileira e indígena nas aulas de Educação Física
Daniel Teixeira Maldonado, Marcos Garcia Neira
19-25
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.26982
PDF
O preconceito na educação física escolar: percepção de professores da rede pública de município do sul do Brasil
Maiara Scheila Freitas Santos, Fabiana Celente Montiel, Felipe Fernando Guimarães da Silva, José Antônio Bicca Ribeiro, Mariângela da Rosa Afonso, Fernanda de Souza Teixeira
27-33
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27420
PDF
Formação inicial e a educação física escolar: a contribuição do PET/ESEF na mediação deste processo
Deborah Kazimoto Alves, Larissa Frank Hartwig, Clara Zillig Echenique, Mariângela da Rosa Afonso, José Antonio Bicca Ribeiro
35-42
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27463
PDF
Avaliação em educação física escolar: novos ou velhos parâmetros?
Iris Reis Souza, Moisés Sipriano Resende
43-49
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27499
PDF
Desafios impostos às aulas de educação física na pandemia: caminhos para a ressignificação do trabalho docente
Evando Carlos Moreira, Raquel Stoilov Pereira
51-57
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27461
PDF
A percepção dos gestores das escolas de ensino médio em Fortaleza sobre a importância da educação física como componente curricular
Danilo Bastos Moreno, César Augusto Barroso de Andrade, Maria Emanuela Cordeiro Alves, Leonardo Coelho Rodrigues
59-64
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27514
PDF
Aspectos relacionados à atuação de professores/as de educação física durante o ensino remoto na pandemia da Covid-19
Márcia Franciele Spies, Cielle Amanda de Sousa e Silva, Geisan Munique Giovanetti Gomes, Mariza Antunes de Lima, Guilherme da Silva Gasparotto
65-70
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27592
PDF
A mudança de compreensão sobre a educação física escolar a partir da participação no Programa Residência Pedagógica
Robson Machado Borges, Diego Francisco Lorencena de Oliveira, Maria Regina Johann
71-78
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27634
PDF
A motivação de alunos do ensino fundamental e médio para as aulas de educação física
Gabriel Silva Badan, Guilherme Futoshi Nakashima Amaro, Igor Fabricio dos Santos Oliveira, Caroline Carneiro Xavier, Lenamar Fiorese, Luciane Cristina Arantes, Andressa Ribeiro Contreira
79-85
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27509
PDF
Infraestrutura, materiais e práxis pedagógica em Educação Física: memórias autobiográficas a partir do Programa Residência Pedagógica
Camila Rafaela da Silva, Marcos Vinicius Francisco, Thaís Godoi de Souza
87-93
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27566
PDF
Os desafios enfrentados pelos professores de educação física na rede estadual de ensino de Ponta Grossa – Paraná
Mariana Gaburro Cordeiro, Diego Petyk de Sousa, Erica Fernanda de Paula, Alfredo Cesar Antunes
95-100
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27633
PDF
Bullying: percepções no âmbito escolar na visão dos futuros profissionais
Nairana Cristina Santos Freitas, Rodrigo Reis Moraes, Aníbal de Magalhães Neto, Patrícia Chaves de Araújo do Socorro
101-107
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27502
PDF
Prática educativa de professores de educação física e os conteúdos abordados em uma escola da rede municipal de ensino de Florianópolis
Vitor Silva Gonçalves, Leonardo da Fonseca Rocha, Sérgio de Oliveira Júnior, Victor Julierme Santos da Conceição, Francisco Emílio de Medeiros
109-115
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27456
PDF
Educação Física Escolar e o aluno com deficiência: a formação continuada em questão
Jonatan Rogério Trindade Faria, Gabriela Simone Harnisch, Douglas Roberto Borella
117-123
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27362
PDF
Influências, implicações e resquícios das proposições didático-pedagógicas críticas da Educação Física escolar brasileira na Base Nacional Comum Curricular
Larissa Gandarela, Bianca Raquel dos Santos Silveira, Beatriz Barreto e Silva, Josefa Graziele Santos Santana, Laís Vitória Souza Silva Santos, Cristiano Mezzaroba
125-133
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27511
PDF
Itinerância, intensificação e condições de trabalho de professores de educação física escolar como condicionante de motivação e bem-estar docente
Susana Hahn, Arestides Pereira da Silva Junior, Carlos Seibert, Dartel Ferrari de Lima, Jorge Both, Oldemar Mazzardo, Adelar Aparecido Sampaio
135-142
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27654
PDF
Práticas de avaliação de professores de educação física na educação infantil em um município da região oeste do Paraná
Evandra Hein Mendes, Jacquelline Cabral Garcia
143-148
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27661
PDF
A prática da capoeira no ambiente escolar para a formação integral do aluno: uma revisão sistemática
Juliana Terra Ribeiro, Luis Felipe Milano Teixeira, Fabrício Teixeira Garramona
149-156
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27189
PDF
Produção científica sobre Educação Física na perspectiva do professor da educação básica: um olhar a partir dos periódicos da área
Beatriz Teixeira Fernandes, Kerolen Modena Alves, Ana Luíza Barbosa Anversa, Vânia de Fátima Matias de Souza, Patric Paludett Flores
157-165
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27627
PDF
Atividades circenses na Educação Física escolar: análise sistemática da produção bibliográfica (2016-2020)
Gilson Santos Rodrigues, Caroline Capellato Melo, Thaísa Rittmeister Mazzeu, Marco Antonio Coelho Bortoleto
167-173
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27491
PDF
Oficinas temáticas na educação física escolar
Luciana Santos Collier
175-181
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27063
PDF
Lendo o mundo nas aulas de educação física no ensino médio: por uma ecologia de saberes contra-hegemônicos sobre as práticas corporais e o corpo
Daniel Teixeira Maldonado, Uirá de Siqueira Farias, Valdilene Aline Nogueira
183-190
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27119
PDF
Formação inicial docente durante a pandemia: um relato de experiência de uma residente a partir do Programa Residência Pedagógica em Educação Física
Thais Maria de Souza Silva, Carla Cristiane da Silva, Daniel Maciel Crespilho, Flávia Évelin Bandeira Lima
191-197
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27496
PDF
O ensino das práticas de aventura e a contextualização da determinação social da saúde
Regina Queiroz Silva, Leonardo Carlos de Andrade, Isaac Neves de Lima, Katiane dos Santos Costa
199-204
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27473
PDF
As práticas corporais de aventura nas aulas de educação física durante o ensino remoto: planejando o movimentar-se com a prancha de equilíbrio
Kauana Possamai, Pedro Henrique Monticelli da Luz, Rogério Santos Pereira, Isadora Vieira Prates, Fabiane Castilho Teixeira Breschiliare
205-212
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27630
PDF
(Re)significando a educação física escolar no ensino médio: a partir do planejamento de ensino de jogos populares
Camila Rubira Silva
213-219
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27258
PDF
Educação física escolar e educação de jovens e adultos: desafios da docência no ensino remoto emergencial
Wagner César Pinheiro Costa, Willian Lazaretti da Conceição
221-226
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27629
PDF
Orientação: um tesouro pedagógico das práticas corporais de aventura
Denise Correa Luz, Amauri Aparecido Bássoli Oliveira
227-231
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27476
PDF
Educação física e suas possibilidades no ensino remoto: relato de uma escola privada
Patrícia da Rosa Louzada da Silva, Patrícia Silva Yuk Schild, João Gilberto Mattos Giusti, Eraldo dos Santos Pinheiro
233-239
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27581
PDF
A legitimação da educação física escolar: a cultura corporal de movimento como linguagem e condição de possiblidade de conhecimento
Luis Eugênio Martiny, Larissa Zanetti Theil, Eloy Maciel Neto
241-247
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27089
PDF
Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire na Educação Física escolar - Relações e possibilidades diante da BNCC
Carlos Eduardo Bizzocchi, Júlia Félix de Oliveira
249-255
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27411
PDF
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Palavras-chave
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Mais lidos
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: HOUVE MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS NAS ÚLTIMAS DÉCADAS?
15280
A GINÁSTICA LABORAL NA PROMOÇÃO DA SAÚDE E MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
9791
RELAÇÕES ENTRE ESPORTE E MÍDIA NO BRASIL
9429
A importância do professor de educação física nos anos iniciais do ensino fundamental
7200
ESTRATÉGIA E TÁTICA NO FUTSAL: UMA ANÁLISE CRÍTICA
6914
NORMAS PARA PUBLICAÇÃO
6786
A CONSCIÊNCIA CORPORAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
5992
Educação física escolar e a promoção da saúde: um ponto de vista
5703
OS BENEFÍCIOS DA PRÁTICA REGULAR DE ATIVIDADE FÍSICA NO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO
5263
A prática da atividade física no presídio: o que pensam os apenados?
4277