v. 19 n. 3 (2021): Caderno de Educação Física e Esporte

					Visualizar v. 19 n. 3 (2021): Caderno de Educação Física e Esporte
Dossiê Educação Física Escolar: desafios e possibilidades na atualidade
Publicado: 01.09.2021

Apresentação do Dossiê

  • Educação física escolar: desafios e possibilidades na atualidade

    Arestides Pereira da Silva Júnior, Vânia de Fátima Matias de Souza
    9-10
    DOI: https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.28632

Dossiê Educação Física Escolar: desafios e possibilidades na atualidade

  • Residência Pedagógica espelhada na Residência Médica: formação de professores sob nova perspectiva?

    Eduard Angelo Bendrath, Jaqueline Rocha dos Reis
    11-17
    DOI: https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.26966
  • O lugar da cultura negra, afro-brasileira e indígena nas aulas de Educação Física

    Daniel Teixeira Maldonado, Marcos Garcia Neira
    19-25
    DOI: https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.26982
  • O preconceito na educação física escolar: percepção de professores da rede pública de município do sul do Brasil

    Maiara Scheila Freitas Santos, Fabiana Celente Montiel, Felipe Fernando Guimarães da Silva, José Antônio Bicca Ribeiro, Mariângela da Rosa Afonso, Fernanda de Souza Teixeira
    27-33
    DOI: https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27420
  • Formação inicial e a educação física escolar: a contribuição do PET/ESEF na mediação deste processo

    Deborah Kazimoto Alves, Larissa Frank Hartwig, Clara Zillig Echenique, Mariângela da Rosa Afonso, José Antonio Bicca Ribeiro
    35-42
    DOI: https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27463
  • Avaliação em educação física escolar: novos ou velhos parâmetros?

    Iris Reis Souza, Moisés Sipriano Resende
    43-49
    DOI: https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27499
  • Desafios impostos às aulas de educação física na pandemia: caminhos para a ressignificação do trabalho docente

    Evando Carlos Moreira, Raquel Stoilov Pereira
    51-57
    DOI: https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27461
  • A percepção dos gestores das escolas de ensino médio em Fortaleza sobre a importância da educação física como componente curricular

    Danilo Bastos Moreno, César Augusto Barroso de Andrade, Maria Emanuela Cordeiro Alves, Leonardo Coelho Rodrigues
    59-64
    DOI: https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27514
  • Aspectos relacionados à atuação de professores/as de educação física durante o ensino remoto na pandemia da Covid-19

    Márcia Franciele Spies, Cielle Amanda de Sousa e Silva, Geisan Munique Giovanetti Gomes, Mariza Antunes de Lima, Guilherme da Silva Gasparotto
    65-70
    DOI: https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27592
  • A mudança de compreensão sobre a educação física escolar a partir da participação no Programa Residência Pedagógica

    Robson Machado Borges, Diego Francisco Lorencena de Oliveira, Maria Regina Johann
    71-78
    DOI: https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27634
  • A motivação de alunos do ensino fundamental e médio para as aulas de educação física

    Gabriel Silva Badan, Guilherme Futoshi Nakashima Amaro, Igor Fabricio dos Santos Oliveira, Caroline Carneiro Xavier, Lenamar Fiorese, Luciane Cristina Arantes, Andressa Ribeiro Contreira
    79-85
    DOI: https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27509
  • Infraestrutura, materiais e práxis pedagógica em Educação Física: memórias autobiográficas a partir do Programa Residência Pedagógica

    Camila Rafaela da Silva, Marcos Vinicius Francisco, Thaís Godoi de Souza
    87-93
    DOI: https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27566
  • Os desafios enfrentados pelos professores de educação física na rede estadual de ensino de Ponta Grossa – Paraná

    Mariana Gaburro Cordeiro, Diego Petyk de Sousa, Erica Fernanda de Paula, Alfredo Cesar Antunes
    95-100
    DOI: https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27633
  • Bullying: percepções no âmbito escolar na visão dos futuros profissionais

    Nairana Cristina Santos Freitas, Rodrigo Reis Moraes, Aníbal de Magalhães Neto, Patrícia Chaves de Araújo do Socorro
    101-107
    DOI: https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27502
  • Prática educativa de professores de educação física e os conteúdos abordados em uma escola da rede municipal de ensino de Florianópolis

    Vitor Silva Gonçalves, Leonardo da Fonseca Rocha, Sérgio de Oliveira Júnior, Victor Julierme Santos da Conceição, Francisco Emílio de Medeiros
    109-115
    DOI: https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27456
  • Educação Física Escolar e o aluno com deficiência: a formação continuada em questão

    Jonatan Rogério Trindade Faria, Gabriela Simone Harnisch, Douglas Roberto Borella
    117-123
    DOI: https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27362
  • Influências, implicações e resquícios das proposições didático-pedagógicas críticas da Educação Física escolar brasileira na Base Nacional Comum Curricular

    Larissa Gandarela, Bianca Raquel dos Santos Silveira, Beatriz Barreto e Silva, Josefa Graziele Santos Santana, Laís Vitória Souza Silva Santos, Cristiano Mezzaroba
    125-133
    DOI: https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27511
  • Itinerância, intensificação e condições de trabalho de professores de educação física escolar como condicionante de motivação e bem-estar docente

    Susana Hahn, Arestides Pereira da Silva Junior, Carlos Seibert, Dartel Ferrari de Lima, Jorge Both, Oldemar Mazzardo, Adelar Aparecido Sampaio
    135-142
    DOI: https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27654
  • Práticas de avaliação de professores de educação física na educação infantil em um município da região oeste do Paraná

    Evandra Hein Mendes, Jacquelline Cabral Garcia
    143-148
    DOI: https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27661
  • A prática da capoeira no ambiente escolar para a formação integral do aluno: uma revisão sistemática

    Juliana Terra Ribeiro, Luis Felipe Milano Teixeira, Fabrício Teixeira Garramona
    149-156
    DOI: https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27189
  • Produção científica sobre Educação Física na perspectiva do professor da educação básica: um olhar a partir dos periódicos da área

    Beatriz Teixeira Fernandes, Kerolen Modena Alves, Ana Luíza Barbosa Anversa, Vânia de Fátima Matias de Souza, Patric Paludett Flores
    157-165
    DOI: https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27627
  • Atividades circenses na Educação Física escolar: análise sistemática da produção bibliográfica (2016-2020)

    Gilson Santos Rodrigues, Caroline Capellato Melo, Thaísa Rittmeister Mazzeu, Marco Antonio Coelho Bortoleto
    167-173
    DOI: https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27491
  • Oficinas temáticas na educação física escolar

    Luciana Santos Collier
    175-181
    DOI: https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27063
  • Lendo o mundo nas aulas de educação física no ensino médio: por uma ecologia de saberes contra-hegemônicos sobre as práticas corporais e o corpo

    Daniel Teixeira Maldonado, Uirá de Siqueira Farias, Valdilene Aline Nogueira
    183-190
    DOI: https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27119
  • Formação inicial docente durante a pandemia: um relato de experiência de uma residente a partir do Programa Residência Pedagógica em Educação Física

    Thais Maria de Souza Silva, Carla Cristiane da Silva, Daniel Maciel Crespilho, Flávia Évelin Bandeira Lima
    191-197
    DOI: https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27496
  • O ensino das práticas de aventura e a contextualização da determinação social da saúde

    Regina Queiroz Silva, Leonardo Carlos de Andrade, Isaac Neves de Lima, Katiane dos Santos Costa
    199-204
    DOI: https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27473
  • As práticas corporais de aventura nas aulas de educação física durante o ensino remoto: planejando o movimentar-se com a prancha de equilíbrio

    Kauana Possamai, Pedro Henrique Monticelli da Luz, Rogério Santos Pereira, Isadora Vieira Prates, Fabiane Castilho Teixeira Breschiliare
    205-212
    DOI: https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27630
  • (Re)significando a educação física escolar no ensino médio: a partir do planejamento de ensino de jogos populares

    Camila Rubira Silva
    213-219
    DOI: https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27258
  • Educação física escolar e educação de jovens e adultos: desafios da docência no ensino remoto emergencial

    Wagner César Pinheiro Costa, Willian Lazaretti da Conceição
    221-226
    DOI: https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27629
  • Orientação: um tesouro pedagógico das práticas corporais de aventura

    Denise Correa Luz, Amauri Aparecido Bássoli Oliveira
    227-231
    DOI: https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27476
  • Educação física e suas possibilidades no ensino remoto: relato de uma escola privada

    Patrícia da Rosa Louzada da Silva, Patrícia Silva Yuk Schild, João Gilberto Mattos Giusti, Eraldo dos Santos Pinheiro
    233-239
    DOI: https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27581
  • A legitimação da educação física escolar: a cultura corporal de movimento como linguagem e condição de possiblidade de conhecimento

    Luis Eugênio Martiny, Larissa Zanetti Theil, Eloy Maciel Neto
    241-247
    DOI: https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27089
  • Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire na Educação Física escolar - Relações e possibilidades diante da BNCC

    Carlos Eduardo Bizzocchi, Júlia Félix de Oliveira
    249-255
    DOI: https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27411