Educação física e suas possibilidades no ensino remoto: relato de uma escola privada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27581

Palavras-chave:

Escola, Criança, Prática Pedagógica.

Resumo

INTRODUÇÃO: Os desafios educacionais acompanham a trajetória docente, sempre há o que planejar, rever e qualificar para que as expectativas de ensino e aprendizado sejam alcançadas, no entanto o ano letivo de 2020 trouxe inéditos desafios com o ensino remoto.

OBJETIVO: Descrever a experiência vivenciada, por meio da plataforma virtual, pelo componente curricular da Educação Física, em uma escola privada de Pelotas.

MÉTODOS: O relato de experiência de natureza qualitativa foi desenvolvido a partir das experiências pedagógicas de duas professoras de Educação Física, regentes das turmas de primeiro, quarto e quinto ano do ensino fundamental I, em uma escola privada, que atende cerca de 1000 alunos/as desde a educação infantil até o ensino médio. Os instrumentos condutores desse relato foram os seguintes documentos: planejamento semanal/mensal, plano anual das professoras e diário de campo.

RESULTADOS: Necessidade de readequação do planejamento, dos conteúdos, das avaliações, a partir do uso dos recursos da plataforma virtual e um sentimento de incertezas e de angústias frente ao novo fazer pedagógico.

CONCLUSÃO: A partir das experiências descritas, o ensino do competente curricular da Educação Física superou os desafios no ambiente remoto e conseguiu se consolidar ao longo do ano letivo de 2020, mantendo seu comprometimento com as diferentes dimensões dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia da Rosa Louzada da Silva, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas

Doutoranda Mestra em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas ESEF-UFPEL. Mestra em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas ESEF-UFPEL. Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas ESEF-UFPEL (2011). 

Patrícia Silva Yuk Schild, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas

Professora da Educação Básica rede privada de Pelotas.

João Gilberto Mattos Giusti, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas

Doutor pela ESEF (UFPEL) em 2020. Mestre em Educação Física pela ESEF (UFPEL) em 2015. Especialista Gestão Escolar pela Universidade Castelo Branco em 2008 e em Educação Física Escolar pela ESEF (UFPEL) em 1995. Licenciado em Educação Física pela ESEF-UFPEL, em 1988. 

Eraldo dos Santos Pinheiro, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas

Doutor em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014), mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) e  Possui graduação em Educação Física pelo Centro Universitário La Salle - Canoas (2004). Atual pró-reitor de extensão da Universidade Federal de Pelotas. 

Referências

ALVES, L. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas, Aracaju, v. 8, n. 3, p. 348-65, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acessado em: 18 de setembro de 2020.

DARIDO, S. C.; SOUZA JÚNIOR, O. M. Para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola. Campinas: Papirus, 2007.

DARIDO, S. C. Os conteúdos da educação física na escola. In: DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. (Orgs.). Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. p. 122-36.

FERREIRA, V. Educação física, interdisciplinaridade, aprendizagem e inclusão. Rio de Janeiro: Sprint, 2006.

FRANCHINI, E.; DEL VECCHIO, F. B. Ensino de lutas: reflexões e propostas de programas. São Paulo: Scortecci, 2012.

FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. 5. ed. São Paulo: Scipione, 2009.

GUIMARÃES, J. R.; BIANCHINI, H. M. Dança: um conteúdo desafiador. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 18, n. 1, p. 55-60, 2020.

HARNISCH, G. S.; WALTER, L. W.; GUILHERME, S. M. O.; SILVA, B. P.; LOTTERMANN, A. L. F.; BORELLA, D. R. As lutas na educação física escolar: um ensaio sobre os desafios para sua inserção. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 16, n. 1, p. 179-84, 2018.

HEGELE, B.; GONZÁLEZ, F. J.; BORGES, R. M. Possibilidades do ensino de lutas nas escolas: uma pesquisa-ação com professoras de educação física. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 16, n. 1, p. 99-107, 2018.

KRAWCZYK, K. Reflexão sobre alguns desafios do ensino médio no Brasil hoje. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 144, p. 752-69, 2011.

LEAL, S. Sociedade informacional no Brasil à provação da pandemia do novo coronavírus. Controversias y Concurrencias Latinoamericanas, Brasília, v. 12, n. 22, p. 17-44, 2021.

MACHADO, R. B.; FONSECA, D. G.; MEDEIROS, F. M.; FERNANDES, N. Educação física escolar em tempos de distanciamento social: panorama, desafios e enfrentamentos curriculares. Movimento, Porto Alegre, v. 26, p. 1-15, 2020.

MARIANO, E. R.; SILVA, F. E. L; SOUZA, S.; RIZZO, D. T. S.; ROSA, V. A. V.; MONTEIRO, L. F. Elas podem se machucar: as lutas no combate ao preconceito de gênero na educação física escolar. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 10, n.3, e4410312946, 2021.

NEIRA, M. G.; SOUZA JÚNIOR, M. A. Educação física na BNCC: procedimentos, concepções e efeitos. Motrivivência, Florianópolis, v. 28, n. 48, p. 188-206, 2016.

SILVA, P. R. L.; SANTOS, L. L.; MONTIEL, F. C.; PINHEIRO, E. S. Projeto rede de parceiros multiplicadores de esporte educacional: impacto na prática pedagógica. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 10, n. 2, e28210212560, 2021.

Downloads

Publicado

19.11.2021

Como Citar

SILVA, P. da R. L. da; SCHILD, P. S. Y.; GIUSTI, J. G. M.; PINHEIRO, E. dos S. Educação física e suas possibilidades no ensino remoto: relato de uma escola privada. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 19, n. 3, p. 233–239, 2021. DOI: 10.36453/cefe.2021.n3.27581. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/27581. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação Física Escolar: desafios e possibilidades na atualidade