Jogos cooperativos nas aulas de educação física de Marechal Cândido Rondon - PR
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2009.v8.i15.p77Palavras-chave:
Atividades Cooperativas, Educação Física, Pesquisa-ação.Resumo
Este texto apresenta uma linha de trabalhos orientados desde o ano de 2002 sobre os jogos cooperativos nas aulas de Educação Física, como também descreve aspectos teórico-metodológicos de uma pesquisa com intuito de Educação Continuada (pesquisa-ação) que será desenvolvida nas aulas de Educação Física do Ensino Fundamental no Município de Marechal Cândido Rondon – PR, a partir do ano de 2010. O propósito é constatar se as atividades estão sendo ministradas de forma competitiva, cooperativa ou semi-cooperativa e realizar interlocuções, quando necessário, em favor de brincadeiras e jogos que tenham a idéia da cooperação e da inclusão. Nos primeiros anos do projeto pretende-se acompanhar as séries/anos iniciais. Serão assistidas e analisadas três aulas de cada professor e depois realizadas as interlocuções (mediações/orientações/discussões/debates) em forma de entrevista com os mesmos. Após, serão acompanhadas mais aulas (duas ou três) para observar o resultado das interlocuções realizadas e discutir algumas situações ainda pendentes em relação ao assunto estudado. Como resultado, espera-se subsidiar o/a docente com as fundamentações necessárias para uma práxis que pode gerar uma transformação social orientada para comportamentos e valores baseados na cooperação e na inclusão (para todos).
Downloads
Referências
AMARAL, J. D. Jogos cooperativos. São Paulo: Phorte, 2007.
ANDRÉ, M. D. A. A pesquisa no cotidiano escolar. In: FAZENDA, I. (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2001.
BRACHT, V. et al. Pesquisa em ação: educação física na escola. Ijuí: Unijuí, 2003.
BROTTO, F. O. Jogos cooperativos: o jogo e o esporte como um exercício de convivência. Santos: Projeto Cooperação, 2001.
BROTTO, F. O. Jogos cooperativos: se o importante é competir, o fundamental é cooperar. Santos: Renovada, 2000.
CAPRA, F. A teia da vida. São Paulo: Cultrix, 1996.
CORREIA, M. M. Trabalhando com jogos cooperativos. Campinas: Papirus, 2006.
EZPELETA, J.; ROCKWELL, E. A escola: relato de um processo inacabado de construção. In: EZPELETA, J.; ROCKWELL, E. Pesquisa participante. São Paulo: Cortez, 1989.
FRIGOTTO, G. O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional. In: FAZENDA, I. (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2001.
GAMBOA, S. S. A dialética da pesquisa em educação: elementos de contexto. In: FAZENDA, I. (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2001.
GERALDI, C. M. G.; FIORENTINO, D.; PEREIRA, E. M. A. (Orgs.). Cartografias do trabalho docente: professor(a) pesquisador(a). Campinas: Mercado de Letras, 2001.
MARIN, A. J. (org.). Educação continuada. Campinas: Papirus, 2004.
MARTINS, J. A pesquisa qualitativa. In: FAZENDA, I. (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2001.
MASINI, E. S. Enfoque fenomenológico de pesquisa em educação. In: FAZENDA, I. (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2001.
ORLICK, T. Vencendo a competição. São Paulo: Círculo do Livro, 1989.
PARANÁ. Livro didático ensino médio: educação física. Curitiba: SEED, 2006.
SACRISTÁN, J. G.; GÓMEZ, A. I. P. Comprender y transformar la enseñanza. 3. ed. Madrid: Morata, 1994.
SOLER, R. Jogos cooperativos para educação infantil. Rio de Janeiro: Sprint, 2003.
SOLER, R. Jogos cooperativos. Rio de Janeiro: Sprint, 2002.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Direitos Autorais Partilhados

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais permitem descarregar, compartilhar, copiar, distribuir, adaptar, transformar, exibir, reproduzir a totalidade ou partes do artigo para qualquer propósito legal, desde que não tenha fins lucrativos e seja citada a fonte.
Informamos que todo o conteúdo do texto publicado, e dos seus possíveis erros ortográficos e gramaticais, é de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo ao Caderno de Educação Física e Esporte, ou aos nossos Avaliadores Ad Hoc, por qualquer implicação legal ou por eventual negligência à língua portuguesa ou à estrangeira.