A influência da prática de ginástica laboral na intenção de prática de exercícios físicos: uma visão de funcionários de uma empresa do Vale dos Sinos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2022.29096

Palavras-chave:

Ginástica laboral, influência da ginástica laboral, prática de exercícios físicos

Resumo

INTRODUÇÃO: A ginástica laboral é a prática de exercícios físicos no horário de trabalho. As aulas costumam ser elaboradas por um professor de educação física com exercícios de compensação aos movimentos repetitivos e posturas inadequadas no trabalho. A ginástica laboral é estruturada e aplicada para prevenir distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho, além de combate ao sedentarismo, aumentando a produtividade no trabalho e instigando a prática de exercícios físicos fora do ambiente de trabalho.
OBJETIVO: O presente estudo tem como objetivo identificar a influência da ginástica laboral na intenção de práticas de exercícios físicos fora da jornada de trabalho em uma empresa do Vale dos Sinos.
MÉTODOS: Foi realizada um ‘survey’ com 207 funcionários de diferentes setores da empresa. A técnica estatística usada foi modelagem de equações estruturais (MEE) por meio da qual foi testado o modelo conceitual.
RESULTADOS: Os resultados indicaram o ajuste adequado do modelo de acordo com a literatura. Os resultados do teste das hipóteses apresentaram que a recreação não apresentou influência na socialização, e as hipóteses sobre o professor e socialização não apresentaram efeitos positivos para a intenção de prática de exercícios físicos.
CONCLUSÃO: Os resultados possibilitam a reflexão sobre o papel do professor na ginástica laboral, além do entendimento sobre as práticas realizadas nas aulas.

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Biografia do Autor

Jackson Borre, Universidade Feevale (FEEVALE), Novo Hamburgo

Professor de Educação Física.

Marcelo Curth, Universidade Feevale (FEEVALE), Novo Hamburgo

Possui doutorado em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), mestrado em Administração e Negócios pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Pós-Graduado em Administração e Marketing pela Universidade Gama Filho, Pós-Graduado em Educação pela Faculdade (SENAC-RS) e pós-graduando em Mentoring Teacher Education (Universidade de Tampere - Finlândia), graduação em Ciências do Desporto pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e graduando em Administração pela UNISINOS. Coordenador de curso em nível de pós-graduação (Lato Sensu), de projetos de inovação com agências de fomento e gestão de programas e projetos esportivos e de extensão. Os temas de interesse de pesquisa são comportamento do consumidor e marketing de relacionamento. Sócio proprietário da empresa Educare - Educação e Negócios, realizando consultorias em estratégias de marketing em micro e pequenas empresas.

Magale Konrath, Universidade Feevale (FEEVALE), Novo Hamburgo

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Feevale (1997), Especialização em Ciências do Movimento Humano (2002), Mestrado e Doutorado em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2006 e 2015) . É docente do curso de Educação Física da Universidade Feevale. Também possui experiência como professora dos cursos de Especialização em "Saúde do Trabalhador" e "Gestão de Recursos Humanos". Atua na área de Educação Física, com ênfase nos seguintes temas: Ginastica Laboral, Saúde e Qualidade de Vida, Cinesiologia, Handebol, Voleibol, Atletismo, Estágio Curricular Supervisionado e Educação Física Escolar.

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Publicado

28.07.2022

Como Citar

BORRE, J. .; CURTH, M.; KONRATH, M. . A influência da prática de ginástica laboral na intenção de prática de exercícios físicos: uma visão de funcionários de uma empresa do Vale dos Sinos. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 20, p. e–29096, 2022. DOI: 10.36453/cefe.2022.29096. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/29096. Acesso em: 3 nov. 2024.