Modelo de Educação Esportiva: uma possibilidade pedagógica de interlocução qualificada
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2024.32969Palavras-chave:
Educação, Educação Física, Interlocução QualificadaResumo
INTRODUÇÃO: No presente texto, elaborado mediante um aprofundamento teórico, o propósito é apresentar o Modelo de Educação Esportiva como uma possibilidade para que o docente de Educação Física se reconheça como Interlocutor Qualificado. Essa compreensão de docência baseia-se nas teorias dos pesquisadores portugueses Rui Trindade e Ariana Cosme quando discorrem sobre o professor dentro do Paradigma da Comunicação, uma abordagem educacional que contrasta com o Paradigma da Instrução, que percebe o professor para além de um mero instrutor, organizador ou mediador.
DESENVOLVIMENTO: O texto está dividido em três tópicos: inicialmente, explora-se o professor de Educação Física como Interlocutor Qualificado, no qual é evidenciado que o docente, ao assumir esse papel, pode empoderar-se e ser reconhecido como um educador democrático, reflexivo e colaborativo. Em seguida, além de abordar o funcionamento do Modelo de Educação Esportiva, também se discute porque esse modelo pode ser adotado pelos professores como Interlocutores Qualificados. Posteriormente, destaca-se como o Modelo, ao ser utilizado para abordar uma temática esportiva, é considerado como uma estratégia dentro da perspectiva de um professor Interlocutor Qualificado.
CONCLUSÃO: O Modelo de Educação Esportiva, por não se limitar apenas à instrução e não focar exclusivamente no papel do professor, e possuir uma abordagem mais sociocêntrica, é passível de ser empregado como uma alternativa pedagógica pelos docentes de Educação Física que adotam uma proposta de atuação pautada na Interlocução Qualificada.
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