Relação entre síndrome de burnout e autoeficácia dos professores de educação física considerando variáveis sociodemográficas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2025.33069

Palavras-chave:

Burnout, Autoeficácia Docente, Educação Física

Resumo

INTRODUÇÃO: A Síndrome de Burnout tem impacto significativo sobre professores, afetando qualidade de trabalho, saúde mental e crenças de Autoeficácia.
OBJETIVO: Este estudo analisou os níveis de Burnout e Autoeficácia entre professores de Educação Física, investigando suas relações com variáveis sociodemográficas.
MÉTODOS: A pesquisa incluiu 30 professores da Rede Estadual de Educação de Maringá, utilizando Questionário Sociodemográfico, Escala de Caracterização do Burnout (ECB) e Escala de Autoeficácia de Professor de Educação Física. Foram aplicados testes estatísticos não-paramétricos, como Qui-Quadrado, Prova U de Mann-Whitney, Friedman, Wilcoxon e Correlação de Pearson (significância p<0,05).
RESULTADOS: Os professores apresentaram níveis de Burnout entre baixos e moderados, sendo Exaustão Emocional a dimensão mais proeminente. Os valores de Autoeficácia foram altos. Correlações muito fortes surgiram entre Decepção no Trabalho e Exaustão Emocional, e entre Ação Docente e Manejo de Classe. Moderadas foram observadas entre Desumanização e Intencionalidade da Ação Docente, e entre Decepção no Trabalho e Desumanização. Burnout foi associado a variáveis como Pluriemprego, Renda, Deslocamento, Local de Atuação, Tempo de Carreira, Carga Horária de Trabalho e Número de Escolas (Exaustão Emocional); Carga Horária (Desumanização); Cidade de Residência, Deslocamento Pendular e Tempo de Carreira (Decepção).
CONCLUSÃO: Professores mais experientes e atuantes em uma única unidade escolar são mais propensos ao desenvolvimento de Burnout.

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Biografia do Autor

Saulo Testa, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), Canoinhas, Brasil

Doutorado em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação Associado UEM-UEL. Professor de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), Campus Canoinhas.

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Publicado

28.05.2025

Como Citar

TESTA, S.; BOTH, J. Relação entre síndrome de burnout e autoeficácia dos professores de educação física considerando variáveis sociodemográficas. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 23, p. e33069, 2025. DOI: 10.36453/cefe.2025.33069. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/33069. Acesso em: 6 jun. 2025.