Educação Física: metodologias focadas na neurociência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2025.33754

Palavras-chave:

metodologia, Neurociência, Educação Física

Resumo

OBJETIVO: Propor uma possibilidade metodológica embasada em um planejamento com aulas que estimulem a atividade cerebral dos escolares (desempenho cognitivo).
MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, no qual foram propostos 12 planos de aula de Educação Física. Foi realizada uma revisão na literatura sobre estudos que tratam de metodologias de ensino da Educação Física para que compusesse o banco de dados, na plataforma de busca Scielo
RESULTADOS: O estudo revelou, que é possível desenvolver estratégias eficazes que estimulam a atividade cerebral. Estes planos exemplificam como a Educação Física pode ser inovadora, utilizando abordagens que combinam desafios físicos e mentais para criar um ambiente de aprendizado mais holístico e eficaz.
CONCLUSÃO: A aplicação dos planos de aula desenvolvidos pode servir como um modelo para outros educadores, incentivando a adoção de práticas pedagógicas inovadoras que promovam um aprendizado mais enriquecedor e abrangente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABDAL, A. Sobre regiões e desenvolvimento: o processo de desenvolvimento regional brasileiro no período 1999-2010. 2015. 261f. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-06102015-152922/ Acesso em: 13/07/2024.

AMERICA, SHAPE. The Essential Components of Physical Education. Guidance Document. Reston, VA: SHAPE, 2015. Disponível em: https://www.shapeamerica.org/Common/Uploaded%20files/uploads/pdfs/TheEssentialComponentsOfPhysicalEducation.pdf Acesso em 12/07/2024

ANSARI, D.; KONING, J.; LEASK, M.; TOKUHAMA-ESPINOSA, T. Neurociência cognitiva do desenvolvimento: implicações para o conhecimento pedagógico dos professores. In: GUERRIERO, S. Conhecimento pedagógico e a natureza mutável da profissão docente. Paris: OECD Publishing, 2017. p. 155-222. https://doi.org/10.1787/9789264270695-11-en

BARTOSZECK, A. B. Neurociência na educação. Revista Eletrônica Faculdades Integradas Espírita, v. 1, p. 1-6, 2006. Disponível em: https://neuroconecte.com/wp-content/uploads/2023/03/Neurociencias_na_Educacao.pdf Acesso em: 12/07/2024.

BATISTA, C.; MOURA, D. L. Princípios metodológicos para o ensino da educação física escolar: o início de um consenso. Journal of Physical Education, v. 30, p. e3041, 2019. DOI: https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v30i1.3041

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 dez de 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm Acesso em: 13/07/2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. V. 2, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 13/07/2024.

BRUER, J. T. Educação e o cérebro: uma ponte longe demais. Pesquisador Educacional, v. 26, n. 8, p. 4-16, 1997. https://doi.org/10.3102/0013189X026008004

CHADDOCK, L.; HILLMAN, C. H.; BUCK, S. M.; COHEN, N. J. Aerobic fitness and executive control of relational memory in preadolescent children. Medicine & Science in Sports & Exercise, v. 43, n. 2, p. 344-9, 2011. https://doi.org/10.1249/MSS.0b013e3181e9af48

COSENZA, R. M.; GUERRA, L. B. Neurociência. educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.

COSTA, R L. S. Neurociência e aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, v. 28, p. e280010, 2023. https://doi.org/10.1590/S1413-24782023280010

CUTI, M. M.; PINTO, J. S.; VALE, M. P.; ALVARIZA, O. M.; OLIVEIRA, R. S.; ESPÍNDOLA, J. L.; ... ; GEISLER, D. S. Explorando a interligação entre educação física e desenvolvimento cognitivo. RevistaFT, v. 27, p. 1-16, 2023. https://doi.org/10.5281/zenodo.8384761

FILIPIN, G. E.; VARGAS, L. S.; NUNES, T. T. G.; MELLO-CARPES, P. B. Formação continuada em neuroeducação: percepção de docentes da rede básica de educação sobre a importância da neurociência nos processos educacionais. Catavento, v. 8, n. 1, 2016. Disponível em: https://web.archive.org/web/20180502113923id_/http://revistaeletronica.unicruz.edu.br/index.php/Cataventos/article/viewFile/3935/852 Acesso em: 13/07/2024.

FREGNI, F. Critical thinking in teaching and learning: the nonintuitive new science of effective learning. Massachusetts: Lumini LCC, 2019.

GEARY, D. C.; HOARD, M. K.; HAMSON, C. O. Numerical and arithmetical cognition: patterns of functions and deficits in children at risk for a mathematical disability. Journal of Experimental Child Psychology, v. 74, n. 3, p. 213-39, 1999. https://doi.org/10.1006/jecp.1999.2515

GHILARDI, R. Formação profissional em educação física: a relação teoria e prática. Motriz, v. 4, n. 1, p. 1-11, 1998. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/6575/4792

GUYTON, A. C.; HALL, J. E.; MORENO, M. J. Tratado de Fisiologia Médica. México: Interamericana, 1971.

GYOTOKU, K. Educação física na educação infantil: uma prática regida por quem? 2007. 103f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606054

HILLMAN, C. H.; PONTIFEX, M. B.; CASTELLI, D. M.; KHAN, N. A.; RAINE, L. B.; SCUDDER, M. R.; ... ; KAMIJO, K. Effects of the FITKids randomized controlled trial on executive control and brain function. Pediatrics, v. 134, n. 4, p. e1063-71, 2014. https://doi.org/10.1542/peds.2013-3219

KOIDE, A. B. S.; TORTELLA, J. C. B. Segura sua mão na minha: uma conexão entre neurociência e Educação. Ensaio, v. 31, n. 119, p. e0233805, 2023. https://doi.org/10.1590/S0104-40362023003103805

MAZZOCCANTE, R. P.; CORRÊA, H. L.; SOUSA, B. R. C.; CASTRO, I. R. S., SANTOS, M. A. B.; FERREIRA, A. P. Aptidão cardiovascular e coordenação motora apresentam relação com a atenção, flexibilidade cognitiva e velocidade de processamento em crianças de 6 a 10 anos de idade? Educación Física y Ciencia, v. 22, n. 1, p. 1-12, 2020. https://www.scielo.org.ar/scielo.php?pid=S2314-25612020000100118&script=sci_arttext

PINHO, S. T. Método situacional e sua influência no conhecimento tático processual de escolares. 2009. 100f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2009. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/ppgef/files/2014/04/silviateixeirapinho.pdf Acesso em: 13/07/2024.

ROTTA, N. T.; OHLWEILER, L.; RIESGO, R. S. Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2015.

SANTANA, C. C. A.; COLINA J. O.; AZEVEDO L. B.; GUNNARSDOTTIR, T.; PRADO, W. L. The association between obesity and academic performance in youth: A systematic review. Obesity Reviews, v. 18, n. 10, p. 1191-9, 2017. https://doi.org/10.1111/obr.12582

SIBLEY, B. A.; ETNIER, J. L. The relationship between physical activity and cognition in children: a meta-analysis. Pediatric Exercise Science, v. 15, n. 3, p. 243-56, 2003. https://doi.org/10.1123/pes.15.3.243

SOUZA, R. C. S.; MENDONÇA, A. C.; BARBOSA, A. L. C. A neuroeducação e a neurociência. tecendo saberes e otimizando práticas inclusivas. Aracaju: Criação, 2021.

SPINDOLA, M. M. Habilidade cognitiva espacial: medida com eletroencefalografia. 2010. 203f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – Universidade Federal do Rio Grande Sul, Porto Alegre, 2010. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/24684 Acesso em: 13/07/2024.

TOMPSETT, C.; SANDERS, R.; TAYLOR, C.; COBLEY S. Pedagogical Approaches to and effects of fundamental movement skill interventions on health outcomes: A systematic review. Sports Medicine, v. 47, p. 1795-1819, 2017. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s40279-017-0697-z Acesso em: 13/07/2024.

WHITE, R. L.; BABIC, M. J.; PARKER, P. D.; LUBANS, D. R.; ASTELL-BURT, T.; LONSDALE, C. Domain-specific physical activity and mental health: a meta-analysis. American Journal of preventive Medicine, v. 52, n. 5, p. 653-66, 2017. https://doi.org/10.1016/j.amepre.2016.12.008

Downloads

Publicado

22.07.2025

Como Citar

OLIVEIRA, L. C.; SILVA, G. E. da; SOUSA, G. B. de; MORAIS , M. C. T. de; PINHO, S. T. de. Educação Física: metodologias focadas na neurociência. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 23, p. e33754, 2025. DOI: 10.36453/cefe.2025.33754. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/33754. Acesso em: 2 ago. 2025.

Edição

Seção

Relato de Experiência