Educação Física: metodologias focadas na neurociência
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2025.33754Palavras-chave:
metodologia, Neurociência, Educação FísicaResumo
OBJETIVO: Propor uma possibilidade metodológica embasada em um planejamento com aulas que estimulem a atividade cerebral dos escolares (desempenho cognitivo).
MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, no qual foram propostos 12 planos de aula de Educação Física. Foi realizada uma revisão na literatura sobre estudos que tratam de metodologias de ensino da Educação Física para que compusesse o banco de dados, na plataforma de busca Scielo
RESULTADOS: O estudo revelou, que é possível desenvolver estratégias eficazes que estimulam a atividade cerebral. Estes planos exemplificam como a Educação Física pode ser inovadora, utilizando abordagens que combinam desafios físicos e mentais para criar um ambiente de aprendizado mais holístico e eficaz.
CONCLUSÃO: A aplicação dos planos de aula desenvolvidos pode servir como um modelo para outros educadores, incentivando a adoção de práticas pedagógicas inovadoras que promovam um aprendizado mais enriquecedor e abrangente.
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