Associação da percepção da qualidade de vida e nível de atividade física em escolares de 10 a 15 anos
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2025.34351Palavras-chave:
Qualidade de vida, Nível de atividade física, escolaresResumo
OBJETIVO: Realizar uma revisão de literatura referente a percepção da atividade física e o nível de atividade física escolares.
METODOLOGIA: Se caracteriza como uma revisão sistemática da literatura, a busca dos dados foi realizada nas bases de dados PubMed/Medline, Web of Science, Scielo e Lilacs nos idiomas inglês e português. Foram incluídos na revisão os estudos originais, publicados entre 2016 a 2025, amostras com intervalo etário de 10 a 15 anos. A busca resultou 8972 títulos potencialmente relevantes; 96 estudos foram selecionados para a leitura dos resumos, dos quais restaram 15 artigos para a leitura na íntegra, sendo 6 eliminados por não atenderem os critérios de elegibilidade
RESULTADOS: Foram selecionados e incluídos no estudo 9 artigos para compor esta revisão sistemática, dos quais sete estudos são transversais, um ensaio clínico e um qualitativo descritivo correlacional. Na literatura, a maior porcentagem de estudos que relacionam o nível de atividade física e a percepção da qualidade de vida de escolares são transversais, utilizando-se de vários questionários para avaliar o nível de atividade física. Já para avaliação da percepção da qualidade de vida, observou-se a utilização do questionário validado KIDSCREEN como uma ferramenta confiável para avaliar esta variável. A associação entre o nível de atividade física e a percepção da qualidade de vida é claramente mais complexa do que geralmente é exposta na literatura e parece envolver outras variáveis mediadoras.
CONCLUSÃO: Em geral, as evidências sobre a prática da atividade física se mostra positiva e associa-se a melhor percepção da qualidade de vida em escolares.
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