Gênero nas práticas corporais de aventura em aulas fundamentadas na pedagogia histórico-crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2025.35054
Agências de fomento
CAPES

Palavras-chave:

Práticas Corporais de Aventura, Gênero, Pedagogia Histórico Crítica

Resumo

INTRODUÇÃO: As desigualdades de gênero estão presentes em diversos contextos, e a abordagem crítica de temáticas como as Práticas Corporais de Aventura (PCA) nas aulas de Educação Física possibilita ampliar debates quanto as questões socioculturais.
OBJETIVO: O objetivo do presente estudo é de apresentar uma possibilidade da realização dos debates de gênero nas aulas de Educação Física, com a temática PCA, embasadas na Pedagogia Histórico-Crítica (PHC).
MÉTODOS: O presente estudo é de caráter qualitativo, sendo uma pesquisa intervenção em que para construção de dados foram utilizados o diário de campo e o grupo focal. O estudo foi realizado com uma turma da terceira série do Ensino Médio regular, em seis aulas duplas, com 26 estudantes.
RESULTADOS: Com o trabalho percebemos a potencialidade de debater questões de gênero nas aulas de Educação Física fundamentadas na PHC. Sendo que foi possível aprofundar em problemáticas como: as mulheres acabarem sendo sobrecarregadas pelo trabalho de cuidado realizado além da sua jornada de trabalho fora de casa; e o fato de muitas das práticas serem tidas como inapropriadas para elas.
CONCLUSÃO: Percebemos a ampliação do obscurantismo nas instituições escolares que buscam formas de cercear o trabalho docente. Nesta realidade, precisamos lutar coletivamente em busca de uma escola mais inclusiva para uma sociedade mais justa.

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Publicado

15.08.2025

Como Citar

CASAGRANDE, F. G. de R.; PEREIRA, M. C. Gênero nas práticas corporais de aventura em aulas fundamentadas na pedagogia histórico-crítica . Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 23, p. e35054, 2025. DOI: 10.36453/cefe.2025.35054. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/35054. Acesso em: 25 ago. 2025.