Participação esportiva e níveis de ansiedade, estado e traço em adolescentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2025.35234

Palavras-chave:

Adolescente, Ansiedade, Esporte

Resumo

INTRODUÇÃO: A prática esportiva contribui significativamente para a saúde, promovendo o bem-estar físico e mental. Entretanto, ainda se conhece pouco sobre os níveis de ansiedade entre adolescentes envolvidos ou não em práticas esportivas.
OBJETIVO: O objetivo desse trabalho foi avaliar os níveis de ansiedade, estado e traço, em adolescentes, comparando os resultados entre praticantes e não praticantes de esportes, bem como entre meninos e meninas.
MÉTODOS: Participaram 82 adolescentes entre 13 e 15 anos. Inicialmente, coletou-se informações para caracterização dos adolescentes e posteriormente aplicou-se o Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE) para avaliar a ansiedade, estado e traço. O teste t independente comparou a ansiedade entre os diferentes grupos (praticantes vs. não praticantes de esportes), adotou-se como diferenças valor de p<0,05.
RESULTADOS: No geral, adolescentes apresentam nível médio de ansiedade estado (43,9±9,9) e traço (46,6±10,3). Observou-se que os adolescentes praticantes de esporte apresentam menores níveis de ansiedade traço (praticante 44,4±10,8 vs. não praticantes 49,1±9,4, p=0,04). Dividido entre o sexo, as meninas apresentavam uma maior prevalência (75%, n=30) no nível médio de ansiedade traço e estado; e ainda maiores níveis de ansiedade traço (meninas 51,8±8.0 vs. meninos: 41,7±10,0, p<0,01) e estado (meninas 48,1±8.3 vs. meninos 40,0±9.8, p<0,01).
CONCLUSÃO: Adolescentes que não praticam esportes apresentam maiores níveis de ansiedade traço, adicionalmente as meninas apresentam níveis maiores de ansiedade, estado e traço, mesmo com a prática de esportes. Embora a prática do esporte possa ser menor em adolescentes incluídos em práticas esportivas, deve ser levado em consideração o sexo para um olhar mais cauteloso. Assim, sugere-se futuras pesquisas para verificar o impacto de diferentes esportes em ambos os sexos para auxiliar o manejo da saúde mental de adolescentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARENT, S. M.; WALKER, A. J.; ARENT, M. A. The effects of exercise on anxiety and depression. In: TENENBAUM, G.; EKLUND, R. C. Handbook of Sport Psychology. Hoboken: John Wiley & Sons, 2020. p. 87290. https://doi.org/10.1002/9781119568124.ch42

AUMER, T.; VÖGELE, C. Anxiety reducing effects of physical activity in adolescents and young adults: revisiting the evidence. European Journal of Health Psychology, v. 32, n. 2, a000168, 2025. https://doi.org/10.1027/2512-8442/a000168

BIAGGIO, A. M. B.; NATALÍCIO, L.; SPIELBERGER, C. D. Desenvolvimento da forma experimental em português do Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE) de Spielberger. Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada, v. 29, n. 3, p. 31-44, 1977. https://periodicos.fgv.br/abpa/article/view/17827

CARTER, T.; PASCOE, M.; BASTOUNIS, A.; MORRES, I. D.; CALLAGHAN, P.; PARKER, A. G. The effect of physical activity on anxiety in children and young people: a systematic review and meta-analysis. Journal of Affective Disorders, v. 285, p. 10-21, 2021. https://doi.org/10.1016/j.jad.2021.02.026

CASTRO-SÁNCHEZ, M., RAMIRO-SÁNCHEZ, T., GARCÍA-MÁRMOL, E., & CHACÓN-CUBEROS, R. The association of trait emotional intelligence with the levels of anxiety, stress and physical activity engagement of adolescents. Revista Latinoamericana de Psicología, v. 54, p. 130-9, 2022. https://doi.org/10.14349/rlp.2022.v54.15

CHI, G.; WANG, L. The Association of sports participation with depressive symptoms and anxiety disorder in adolescents. Frontiers in Public Health, v. 10, Article 860994, 2022. https://doi.org/10.3389/fpubh.2022.860994

CUREAU, F. V.; SILVA, T. L. N. D.; BLOCH, K. V.; FUJIMORI, E.; BELFORT, D. R.; CARVALHO, K. M. B. D.; ... ; SCHAAN, B. D. ERICA: inatividade física no lazer em adolescentes brasileiros. Revista de Saúde Pública, v. 50, Supl. 1, p. 1-11, 2016. https://doi.org/10.1590/S01518-8787.2016050006683

FREITAS, L. C.; NOBRE, M. R. High prevalence of indicators of social anxiety in children and adolescents from Maceió, Alagoas, Brazil. Archives of Clinical Psychiatry, v. 48, n. 2, p. 182-2, 2021. https://doi.org/10.15761/0101-60830000000302

HOSEINI-ESFIDARJANI, S. S.; TANHA, K.; NEGARANDEH, R. Satisfaction with life, depression, anxiety, and stress among adolescent girls in Tehran: a cross-sectional study. BMC Psychiatry, v. 22, n. 1, Article 109, 2022. https://doi.org/10.1186/s12888-022-03757-x

KALIN, N. H. Anxiety, depression, and suicide in youth. American Journal of Psychiatry, v. 178, n. 4, p. 275-9, 2021. https://doi.org/10.1176/appi.ajp.2020.21020186

LOPES, C. S.; ABREU, G. D. A.; SANTOS, D. F. D.; MENEZES, P. R.; CARVALHO, K. M. B. D.; CUNHA, C. D. F.; ... ; SZKLO, M. ERICA: prevalência de transtornos mentais comuns em adolescentes brasileiros. Revista de Saúde Pública, v. 50, Supl. 1, p. 1-9, 2016. https://doi.org/10.1590/S01518-8787.2016050006690

LUNA, P.; GUERRERO, J.; CEJUDO, J. Improving adolescents’ subjective well-being, trait emotional intelligence and social anxiety through a programme based on the Sport Education Model. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 16, n. 10, e1821, 2019. https://doi.org/10.3390/ijerph16101821

NAHAS, M. V. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. 7. ed. Florianópolis: Autor, 2017.

NARMANDAKH, A.; ROEST, A. M.; JONGE, P. de; OLDEHINKEL, A. J. Psychosocial and biological risk factors of anxiety disorders in adolescents: a TRAILS report. European Child & Adolescent Psychiatry, v. 30, n. 12, p. 1969-82, 2021. https://doi.org/10.1007/s00787-020-01669-3

PASCOE, M.; BAILEY, A. P.; CRAIKE, M.; CARTER, T.; PATTEN, R.; STEPTO, N.; PARKER, A. Physical activity and exercise in youth mental health promotion: a scoping review. BMJ Open Sport & Exercise Medicine, v. 6, n. 1, e000677, 2020. https://doi.org/10.1136/bmjsem-2019-000677

ROSA, S. A. S.; COSTA, M. P. S.; MEIRA CASTRO, A. de; SOUSA CORRÊA, K. de. Análise do nível de atividade física, depressão, ansiedade e estresse segundo o sexo em adolescentes escolares: estudo transversal. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 25, p. 73389, 2023. https://doi.org/10.5216/ree.v25.73389

ROSE JR., D. Esporte e atividade física na infância e na adolescência. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

SAMULSKI, D. Psicologia do esporte: conceitos e novas perspectivas. 2. ed. Barueri: Manole, 2009.

SAPIEN LABS. Mental State of the World Report 2024. 2024. Disponível: https://mentalstateoftheworld.report/2024_read-en/ Acesso em: 20/01/2024.

SILVERMAN, M. N.; DEUSTER, P. A. Biological mechanisms underlying the role of physical fitness in health and resilience. Interface Focus, v. 4, n. 5, p. 20140040, 2014. https://doi.org/10.1098/rsfs.2014.0040

SINGH, B.; OLDS, T.; CURTIS, R.; DUMUID, D.; VIRGARA, R.; WATSON, A.; ... ; MAHER, C. Effectiveness of physical activity interventions for improving depression, anxiety and distress: An overview of systematic reviews. British Journal of Sports Medicine, v. 57, n. 18, p. 1203-9, 2023. https://doi.org/10.1136/bjsports-2022-106195

SPIELBERGER, C. D.; GORSUCH, R. L.; LUSHENE, R. E. STAI Manual for the State-trait Anxiety Inventory. Pennsylvania: Consulting Psychologists Press, 1970.

TIAN, J.; YU, H.; AUSTIN, L. The effect of physical activity on anxiety: the mediating role of subjective well-being and the moderating role of gender. Psychology Research and Behavior Management, v. 15, p. 3167-78, 2022. https://doi.org/10.2147/PRBM.S384707

WEINBERG, R.; GOULD, D. Fundamentos da psicologia do esporte e do exercício. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.

YERKES, R. M.; DODSON, J. D. The relation of strength of stimulus to rapidity of habit-formation. Journal of Comparative Neurology and Psychology, v. 18, p. 459-82, 1908. https://doi.org/10.1002/cne.920180503

Downloads

Publicado

13.11.2025

Como Citar

SOARES, V. dos S.; PINTO, J. C. B. de L. Participação esportiva e níveis de ansiedade, estado e traço em adolescentes. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 23, p. e35234, 2025. DOI: 10.36453/cefe.2025.35234. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/35234. Acesso em: 1 dez. 2025.