Diversidade humana e inclusão social na escola: discurso dos professores de educação física
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2010.v9.n17.p37Palavras-chave:
Educação Física escolar, Inclusão social, Diversidade humana.Resumo
A inclusão social é um conceito que vem sendo usado para designar aqueles que estão de fora. Diferente da integração, em que os excluídos devem se aproximar dos padrões sociais, a inclusão responsabiliza a sociedade como um todo para que a diversidade humana seja respeitada. Dentre as diversas áreas que abordam esta temática, está a Educação Física escolar, que vem realizando pesquisas sobre práticas da cultura corporal de movimento e grupos minoritários. O objetivo do presente estudo foi verificar a fala de professores de Educação Física escolar sobre a inclusão social. A pesquisa se caracterizou como qualitativa e exploratória. Participaram 15 docentes do ensino fundamental II. Duas questões geradoras foram realizadas para verificar o que os professores entendiam por inclusão social e como trabalhavam na prática com este conceito. Para análise foi utilizada a Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado. Os resultados demonstraram que poucos professores discorreram sobre um conceito abrangente de inclusão social. A maioria se limitou apenas a alguns grupos minoritários, como também, utilizaram o conceito de integração em suas respostas. Desta forma, debates precisam ser realizados, para que uma abordagem moralista concreta da inclusão social passe a predominar entre os profissionais de Educação Física.
Downloads
Referências
AGUIAR, J. S.; DUARTE, E. Educação inclusiva: um estudo na área da Educação Física. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 11, n. 2, p. 223-240, 2005.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CARMO, A. A. Diversidade humana e educação. In: FERREIRA, E. L. (Org.). Dança artística e esportiva para pessoas com deficiência: multiplicidade, complexidade e maleabilidade corporal. Juiz de Fora: CBDCR, 2005.
CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
LOPES, A. C.; NABEIRO, M. Educação Física escolar e o contexto inclusivo: o que pensam os educandos sem deficiência? Motriz, v. 14, n. 4, p. 494-504, 2008.
MAIOLINO, A. L. G.; MANCEBO, D. Análise histórica da desigualdade: marginalidade, segregação e exclusão. Psicologia & Sociedade, v. 17, n. 2, p. 14-20, 2005.
MOREIRA, W. W.; SIMÕES, R.; PORTO, E. Análise de conteúdo: técnica de elaboração e análise de unidades de significado. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 13, n. 4, p. 107-114, 2005.
RODRIGUES, D. A. A Educação Física perante a educação inclusiva: reflexões conceituais e metodológicas. Revista da Educação Física/UEM, v. 14, n. 1, p. 67-73, 2003.
SANTOS, M. V. O estudante negro na cultura estudantil e na Educação Física escolar. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano) – Escola de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
SILVA, P.; GOMES, P. B.; GOELLNER, S. As relações de gênero no espaço da Educação Física – a percepção de alunos e alunas. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v. 8, n. 3, p. 396-405, 2008.
UNESCO. Declaração de Salamanca sobre princípios, política e práticas na área das necessidades educativas especiais. Salamanca, 1994. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001393/139394por.pdf. Acesso em: 14 mai. 2010.
UNESCO. Declaração mundial sobre educação para todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem. Jomtien, 1990. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0008/000862/086291por.pdf. Acesso em: 14 mai. 2010.
WALBER, V. B.; SILVA, R. N. As práticas de cuidado e a questão da deficiência: integração ou inclusão? Estudos de Psicologia, v. 23, n. 1, p. 29-37, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Direitos Autorais Partilhados

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais permitem descarregar, compartilhar, copiar, distribuir, adaptar, transformar, exibir, reproduzir a totalidade ou partes do artigo para qualquer propósito legal, desde que não tenha fins lucrativos e seja citada a fonte.
Informamos que todo o conteúdo do texto publicado, e dos seus possíveis erros ortográficos e gramaticais, é de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo ao Caderno de Educação Física e Esporte, ou aos nossos Avaliadores Ad Hoc, por qualquer implicação legal ou por eventual negligência à língua portuguesa ou à estrangeira.