DIVERSIDADE HUMANA E INCLUSÃO SOCIAL NA ESCOLA: DISCURSO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Cínthia Carolina Marques Assis
  • Raphael Gonçalves de Oliveira

Palavras-chave:

Educação Física escolar, Inclusão social, Diversidade humana.

Resumo

A inclusão social é um conceito que vem sendo usado para designar aqueles que estão de fora. Diferente da integração, em que os excluídos devem se aproximar dos padrões sociais, a inclusão responsabiliza a sociedade como um todo para que a diversidade humana seja respeitada. Dentre as diversas áreas que abordam esta temática, está a Educação Física escolar, que vem realizando pesquisas sobre práticas da cultura corporal de movimento e grupos minoritários. O objetivo do presente estudo foi verificar a fala de professores de Educação Física escolar sobre a inclusão social. A pesquisa se caracterizou como qualitativa e exploratória. Participaram 15 docentes do ensino fundamental II. Duas questões geradoras foram realizadas para verificar o que os professores entendiam por inclusão social e como trabalhavam na prática com este conceito. Para análise foi utilizada a Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado. Os resultados demonstraram que poucos professores discorreram sobre um conceito abrangente de inclusão social. A maioria se limitou apenas a alguns grupos minoritários, como também, utilizaram o conceito de integração em suas respostas. Desta forma, debates precisam ser realizados, para que uma abordagem moralista concreta da inclusão social passe a predominar entre os profissionais de Educação Física.

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Publicado

04.10.2010

Como Citar

ASSIS, C. C. M.; OLIVEIRA, R. G. de. DIVERSIDADE HUMANA E INCLUSÃO SOCIAL NA ESCOLA: DISCURSO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 9, n. 17, p. 37–44, 2010. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/3882. Acesso em: 28 mar. 2024.