Marketing de relacionamento como ferramenta do marketing esportivo: um estudo do exército gremista

Autores

  • Magnos Cassiano Casagrande Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria
  • Sandra Dalcul Depexe Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2010.v9.n17.p23
Agências de fomento
Programa de Educação Tutorial (PET)

Palavras-chave:

Marketing Esportivo, Marketing de Relacionamento, Exército Gremista.

Resumo

O presente estudo analisa o projeto, intitulado Exército Gremista, criado pelo Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense com intuito de realizar um cadastramento em massa dos torcedores gremistas. Através do projeto, o clube tem a oportunidade de melhor conhecer o seu torcedor, oferecer promoções e prospectá-lo como cliente. O torcedor, por sua vez, tem a oportunidade de participar de promoções e interagir de forma mais intensa com o clube. Para esse estudo de caso, foi utilizado como bases teóricas o marketing esportivo (STOTLAR, DUALIB, 2005; POZZI, 1998; SCHLOSSENBERG, 1996) e o marketing de relacionamento (GUMMESSON, 2005; KANTER, 2001; BRETSKE, 2000). Para a condução da pesquisa utilizou-se pesquisa bibliográfica e questionário, este, aplicado a Arci Caetano, Gerente de Eventos do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e um dos profissionais responsável pelo Exército Gremista. Em menos de um ano há mais de 235.000 cadastrados, o que mostra a importância da atuação do marketing esportivo bem como da utilização do marketing de relacionamento para um clube de futebol.

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REVISTA É CAMPEÃO! É CAMPEÃO!!. Edição Especial – 02 de junho de 2010 – Comunicação Impressa.

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Publicado

06.09.2010

Como Citar

CASAGRANDE, M. C.; DEPEXE, S. D. Marketing de relacionamento como ferramenta do marketing esportivo: um estudo do exército gremista. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 9, n. 17, p. 23–35, 2010. DOI: 10.36453/cefe.2010.v9.n17.p23. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/3948. Acesso em: 28 abr. 2025.