Marketing de relacionamento como ferramenta do marketing esportivo: um estudo do exército gremista
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2010.v9.n17.p23Palabras clave:
Marketing Esportivo, Marketing de Relacionamento, Exército Gremista.Resumen
O presente estudo analisa o projeto, intitulado Exército Gremista, criado pelo Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense com intuito de realizar um cadastramento em massa dos torcedores gremistas. Através do projeto, o clube tem a oportunidade de melhor conhecer o seu torcedor, oferecer promoções e prospectá-lo como cliente. O torcedor, por sua vez, tem a oportunidade de participar de promoções e interagir de forma mais intensa com o clube. Para esse estudo de caso, foi utilizado como bases teóricas o marketing esportivo (STOTLAR, DUALIB, 2005; POZZI, 1998; SCHLOSSENBERG, 1996) e o marketing de relacionamento (GUMMESSON, 2005; KANTER, 2001; BRETSKE, 2000). Para a condução da pesquisa utilizou-se pesquisa bibliográfica e questionário, este, aplicado a Arci Caetano, Gerente de Eventos do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e um dos profissionais responsável pelo Exército Gremista. Em menos de um ano há mais de 235.000 cadastrados, o que mostra a importância da atuação do marketing esportivo bem como da utilização do marketing de relacionamento para um clube de futebol.
Descargas
Citas
ARENA SPORTS. Disponível em: . Acesso em: 18 ago. 2009.
BRETZKE, M. Marketing de relacionamento e competição em tempo real. São Paulo: Atlas, 2000.
BRUYNE, P. de; HERMAN, J.; SCHOUTHEETE, M. de. Dinâmica da pesquisa em ciências sociais: os pólos da prática metodológica. 5. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1991.
BUENO, E. Nada pode ser maior. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005.
CABRAL, A. CRM. A cultura de pensar o cliente. Marketing. Disponível em: http://www.pauloangelim.com.br/artigos3_22html/. Acesso: 30 mar. 2010.
CAETANO, A. Informações sobre o Exército Gremista. Mensagem pessoal. Mensagem recebida por magnoscassiano@yahoo.com.br, em 27 abr. 2010.
DIAS, S. R. Gestão de marketing. São Paulo: Saraiva, 2004.
EXÉRCITO GREMISTA. Disponível em: . Acesso em: 15 abr. 2010.
FERRARI, D. T.; SILVEIRA, R. B. Para qual time você torce? O marketing e as estratégias de patrocínio esportivo. Universidade do Vale do Itajaí – Santa Catarina, 2007.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
GRÊMIO COPERO. Disponível em: . Acesso em: 18 abr. 2010.
GRÊMIO FOOT-BALL PORTO ALEGRENSE. Disponível em: . Acesso em: 28 abr. 2010.
GRÖNROOS, C. From marketing mix to relationship marketing – towards a paradigm shift in marketing. Management Decision, v. 35, n. 4, 1997.
GUMMESSON, E. Marketing de relacionamento total. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
HELAL, R. O que é sociologia do esporte. São Paulo: Brasiliense, 1990.
KANTER, R. M. Quando os gigantes aprendem a dançar: dominando os desafios de estratégias, gestão e carreiras. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
LIMEIRA, T. M. V. In: DIAS, S. R. Gestão de marketing. São Paulo: Saraiva, 2003.
MAANEN, J. V. Recuperando métodos qualitativos de pesquisa organizacional. Administrative Science Quarterly, v. 24, n. 4, p. 520-526, dez. 1979.
MARINHO, P. O que é marketing de relacionamento. Disponível em: . Acesso em: 26 abr. 2010.
MCKENNA, R. Marketing de relacionamento: estratégias bem-sucedidas para a era do cliente. Rio de Janeiro: Campus, 1993.
MELO NETO, F. P. Marketing de patrocínio. Rio de Janeiro: Sprint, 2003.
MYSKIW, M. Marketing de relacionamento em clubes de futebol. Caderno de Educação Física, Marechal Cândido Rondon, v. 8, n. 15, p. 63-76, 2009.
POZZI, L. F. A grande jogada: teoria e prática do marketing esportivo. São Paulo: Globo, 1998.
SCHLOSSBERG, H. Sports market: marketing news. Chicago, abr. 1990.
SOMOGGI, A. Esporte, mídia e entretenimento. Disponível em: . Acesso em: 20 abr. 2010.
STOTLAR, D. K.; DUALIB, C. Como desenvolver planos de marketing esportivo de sucesso. São Paulo: Idéia e Ação, 2005.
STUMPF, I. R. C. Pesquisa bibliográfica. In: DUARTE, J.; BARROS, A. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2009.
TOP OF MIND. Disponível em: . Acesso em: 23 abr. 2010.
TREIN, F. Entrevista concedida a Ana Maria Acker. ClicEportes, Porto Alegre, 18 set. 2009. Disponível em: http://www.clicrbs.com.br/esportes/rs/noticias/futebol-gremio,2752593,Especialista-aponta-Dupla-como-referencia-de-marketing-no-Brasil.html. Acesso em: 16 abr. 2010.
REVISTA É CAMPEÃO! É CAMPEÃO!!. Edição Especial – 02 de junho de 2010 – Comunicação Impressa.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2010 Derechos de Autor Compartidos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Los derechos de autor permiten descargar, compartir, copiar, distribuir, adaptar, transformar, exhibir y reproducir total o parcialmente el artículo para cualquier propósito legal, siempre que no tenga fines lucrativos y se cite la fuente.
Informamos que todo el contenido del texto publicado, así como sus posibles errores ortográficos y gramaticales, es de total responsabilidad de sus autores, sin que el Caderno de Educação Física e Esporte o nuestros Evaluadores Ad Hoc asuman ninguna implicación legal ni responsabilidad por posibles negligencias en el uso del idioma portugués o extranjero.