CORPO SUBJETIVADO: CONCEITOS E SIGNIFICADOS PARA A EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
Educação, Corpo, Subjetividade.Resumo
Este artigo insere-se no âmbito de uma investigação à luz de conceitos e significados do corpo enquanto elemento subjetivo, ou seja, analisando-o além das perspectivas orgânicas, biológicas, estéticas. Objetiva-se revisar diferentes linhas de pensamento, fomentando uma discussão reflexiva acerca desta temática. A metodologia adotada foi a revisão sistemática realizada nas bases da filosofia, das artes e da educação, debruçando-se sobre conceituadas obras literárias. Para cada área do conhecimento, adotou-se um respectivo autor, tendo, quando necessário, suporte de outros pensadores pertinentes a discussão. Foram selecionadas três obras literárias, divididas em três categorias: conceitos acerca do corpo; essência epistemológica do corpo subjetivado; e perspectivas ideológicas da relação corpo e sujeito. Os estudos apresentaram contextos diversificados, porém com similaridades conceituais nas quais é possível vislumbrar aproximações ideológicas acerca do corpo como elemento subjetivo.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais permitem descarregar, compartilhar, copiar, distribuir, adaptar, transformar, exibir, reproduzir a totalidade ou partes do artigo para qualquer propósito legal, desde que não tenha fins lucrativos e seja citada a fonte.
Informamos que todo o conteúdo do texto publicado, e dos seus possíveis erros ortográficos e gramaticais, é de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo ao Caderno de Educação Física e Esporte, ou aos nossos Avaliadores Ad Hoc, por qualquer implicação legal ou por eventual negligência à língua portuguesa ou à estrangeira.