Corpo subjetivado: conceitos e significados para a educação
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2011.v10.n18.p67Palabras clave:
Educação, Corpo, Subjetividade.Resumen
Este artigo insere-se no âmbito de uma investigação à luz de conceitos e significados do corpo enquanto elemento subjetivo, ou seja, analisando-o além das perspectivas orgânicas, biológicas, estéticas. Objetiva-se revisar diferentes linhas de pensamento, fomentando uma discussão reflexiva acerca desta temática. A metodologia adotada foi a revisão sistemática realizada nas bases da filosofia, das artes e da educação, debruçando-se sobre conceituadas obras literárias. Para cada área do conhecimento, adotou-se um respectivo autor, tendo, quando necessário, suporte de outros pensadores pertinentes a discussão. Foram selecionadas três obras literárias, divididas em três categorias: conceitos acerca do corpo; essência epistemológica do corpo subjetivado; e perspectivas ideológicas da relação corpo e sujeito. Os estudos apresentaram contextos diversificados, porém com similaridades conceituais nas quais é possível vislumbrar aproximações ideológicas acerca do corpo como elemento subjetivo.
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