A saúde como tema na educação física escolar

Autores

  • Camila Rinaldi Bisconsini Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá
  • Wilson Rinaldi Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá
  • Ieda Parra Barbosa-Rinaldi Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2011.v10.n18.p11

Palavras-chave:

Educação, Saúde , Ensino, Sociedade

Resumo

A pesquisa objetivou analisar a viabilidade do desenvolvimento da temática saúde nas aulas de educação física escolar no ensino médio, a partir do proposto pelas Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná. O estudo tem como método de investigação a pesquisa-ação.  Conclui-se que é possível trabalhar a temática saúde de forma ampla na escola, permitindo que os alunos entendam que o corpo, a atividade física e a sociedade estão intimamente relacionados e que a saúde pode ser um resultado das ações do ser humano desde que se considere os diversos determinantes que se relacionam com ela. Por fim, com esse estudo esperamos contribuir com a presença do trato com o tema saúde na educação física escolar de maneira crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA FILHO, N. Bases históricas da epidemiologia. Cadernos de Saúde Pública, v. 2, n. 3, p. 304-311, 1986.

BARRETO, M. L. Por uma epidemiologia da saúde coletiva. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 1, n. 2, p. 104-122, 1998.

BOSCATTO, J. D.; KUNZ, E. Didática Comunicativa: contribuições para a legitimação pedagógica da educação física escolar. Revista da Educação Física/UEM, v. 20, n. 2, p. 183-195, 2009.

BURNS, A. Action research. In: HINKEL, E. (Org.). Handbook of research in second language teaching and learning. Mahwah, N.Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, Inc. Publishers, 2005.

CAPONI, S. A saúde como abertura ao risco. In: CZERESNIA, D.; FREITAS, C. M. (Org.). Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendências. Rio de Janeiro: Fiocruz, p. 55-77, 2003.

CARVALHO, Y. M. O “Mito” da Atividade Física e Saúde. São Paulo: Hucitec, 2001.

CROOKES, G. Action research for second language teachers: going beyond teacher research. Applied Linguistics, v. 14, n. 2, p. 130-144, 1993.

DAMIÃO, S. M. Desenho e redesenho de um curso instrumental de inglês mediado pela construção de um site: uma experiência com tecnologia. 2006. 262 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.

DEVIDE, F. P. Educação física, Qualidade de vida e saúde: campos de intersecção e reflexões sobre a intervenção. Revista Movimento, v. 8, n. 2, p. 77-84, 2002.

FARIAS, G. O.; FOLLE, A.; BOTH, J.; SAAD, M. A.; TEIXEIRA, A. S.; SALLES, W. S.; NASCIMENTO, J. V. Preocupações pedagógicas de estudantes-estagiários na formação inicial em educação física. Revista Motriz, v. 14, n. 3, p. 310-319, 2008.

GUEDES, D. P.; GUEDES, J. E. R. P. Educação física escolar: uma proposta de promoção da saúde. Revista da Associação dos Professores de Educação Física de Londrina, v. 8, n. 14, p. 16-23, 1993a.

GUEDES, D. P.; GUEDES, J. E. R. P. Subsídios para implementação de programas direcionados à promoção da saúde através da educação física escolar. Revista da Associação dos Professores de Educação Física de Londrina, v. 7, n. 15, p. 3-11, 1993b.

GUEDES, D. P.; GUEDES, J. E. R. P. Sugestões do conteúdo programático para programas de Educação Física Escolar direcionados à promoção da saúde. Revista da Associação dos Professores de Educação Física de Londrina, v. 9, n. 16, p. 3-14, 1994a.

GUEDES, D. P.; GUEDES, J. E. R. P. Implementação de programas de educação física escolar direcionados à promoção da saúde. Revista Brasileira de Saúde Escolar, v. 3, n. 1/4, p. 67-75, 1994b.

GUEDES, D. P. Educação para a saúde mediante programas de educação física escolar. Revista Motriz, v. 5, n. 1, p. 10-14, 1999.

LISBOA, G.; OLIVEIRA, A. A. B. A educação física no ensino noturno das escolas públicas de Maringá. Revista da Educação Física/UEM, v. 11, n. 1, p. 157-165, 2000.

MIRANDA, A. C. M.; LARA, L. M.; RINALDI, I. P. B. A educação física no ensino médio: saberes necessários sob a ótica docente. Revista Motriz, v. 15, n. 3, p. 621-630, 2009.

NOGUEIRA, L.; PALMA, A. Reflexões acerca das políticas de promoção de Atividade Física e Saúde: uma questão histórica. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 24, n. 3, p. 103-119, 2003.

OMS. Organização Mundial da Saúde. Carta de Ottawa. In: BUSS, P. M. (Org.). Promoção da saúde e saúde pública. Rio de Janeiro: ENSP, 1986. p. 158-162.

PALMA, A. Atividade física, processo saúde-doença e condições socioeconômicas: uma revisão da literatura. Revista Paulista da Educação Física, v. 14, n. 1, p. 92-101, 2000.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Educação Física. Curitiba: SEED, 2008.

PITANGA, F. J. G. Epidemiologia, atividade física e saúde. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 10, n. 3, p. 49-54, 2002.

SCLIAR, M. História do conceito de saúde. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 17, n. 1, p. 29-41, 2007.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1985.

Downloads

Publicado

14.12.2012

Como Citar

BISCONSINI, C. R.; RINALDI, W.; BARBOSA-RINALDI, I. P. A saúde como tema na educação física escolar. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 10, n. 18, p. 11–20, 2012. DOI: 10.36453/cefe.2011.v10.n18.p11. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/6567. Acesso em: 28 abr. 2025.